O Vasco da Gama fez uma nova vítima no Campeonato Carioca sub-20. Com uma atuação segura, o Gigante da Colina derrotou na tarde deste domingo (17/05), no Estádio Moarcyzão, o Macaé pelo placar de 4 a 0. Os gols da vitória foram marcados por Evander Ferreira (2) e Emerson Carioca.
Com o triunfo, o clube de São Januário chegou aos 10 pontos e se manteve na zona de classificação para a semifinal da Taça Rio, segundo turno da competição estadual. O cruzmaltino ocupa a terceira colocação, porém possui a mesma pontuação do segundo colocado Botafogo. O líder é o Flamengo, que possui 12 pontos.
O JOGO
Apesar de atuar longe de seus domínios, o Vasco não se intimidou e tomou a iniciativa nos momentos iniciais da partida. A primeira chance foi criada aos cinco minutos. Em rápido contra-ataque, Gabriel Braga tocou para Evander e o viu passar para João Victor, que chutou para fora. Poucos instantes depois, foi a vez de Emerson Carioca ajeitar e Evander finalizar perto do gol.
As investidas cruzmaltinas acordaram o Macaé, que levou perigo em duas bolas paradas. Na primeira, a zaga afastou. Já na segunda, Gabriel Félix defendeu. O goleiro do Gigante da Colina voltou a aparecer aos 22 minutos, quando realizou outra grande intervenção e evitou o gol do adversário. Neste lance, Daniel Guimarães também apareceu para atrapalhar o ataque do alvianil praiano.
O clube da casa seguiu pressionando e só não abriu o placar aos 24 minutos devido a outra excepcional defesa de Gabriel Félix. O camisa 1 saiu nos pés do atacante rival e salvou o Vasco. Quem não teve a mesma sorte foi o arqueiro do Macaé. Aos 26 minutos, Márcio tabelou com Emerson Carioca e cruzou na direção de Evander. Demonstrando tranquilidade, o jovem bateu forte e inaugurou o placar: VASCO 1 x 0.
Camisa 10 do Gigante, Evander quase balançou as redes novamente cinco minutos depois. Na oportunidade, o armador tabelou com Gabriel Braga e chutou para fora. Melhor na partida, o Vasco não demorou para aumentar sua vantagem. Aos 35 minutos, Emerson Carioca foi puxado na grande área e a arbitragem assinalou pênalti. Na cobrança, o camisa 9 deslocou o goleiro e saiu para o abraço: VASCO 2 x 0.
O Vasco não diminuiu o seu ritmo, porém não conseguiu aproveitar a chances criadas na reta final do primeiro tempo. A principal delas foi iniciada por Kadu Fernandes. Com um belo lançamento, o zagueiro deixou Gabriel Braga na cara do gol. O atacante, porém, pegou na orelha da bola e a viu sair pela linha de fundo. O domínio cruzmaltino só continuou no segundo tempo.
Márcio, Gabriel Braga e Evander tentaram, mas quis o destino que o terceiro gol fosse anotado por Emerson Carioca. Após excepcional jogada de Márcio, que driblou inúmeros defensores do Macaé na ponta esquerda, o artilheiro pegou de primeira e complicou ainda mais a vida da equipe da casa: VASCO 3 x 0. Mesmo estando com a vitória praticamente garantida, o Gigante da Colina não recuou.
O placar foi fechado aos 34 minutos, após uma jogada trabalhada entre dois talentosos jovens da Geração 98. De volta após uma semana de treinamentos com a Seleção Brasileira sub-17, Mateus Vital, que entrou na metade final da partida no lugar de Gabriel Braga, tocou para Evander Ferreira e viu o companheiro progredir com a bola até a entrada da grande área. De lá, o camisa 10 chutou rasteiro e deu números finais ao duelo: VASCO 4 x 0.
Escalação: Gabriel Félix, Richard, Kadu Fernandes, Daniel Guimarães e Márcio (Matheus Barbosa); Lucas Barboza (Marcel Almeida), João Victor, Diego Sinhorini e Evander Ferreira; Gabriel Braga (Mateus Vital) e Emerson Carioca. Treinador: Rodney Gonçalves.
Fonte: VASCO.com.br