
Interesse em Alan Minda
O Vasco da Gama recebeu sinalização positiva para negociar a contratação do atacante equatoriano Alan Minda, de 22 anos, que defende o Cercle Brugge, da Bélgica, e é convocado regularmente para a seleção do Equador. A informação, publicada inicialmente pelo jornalista Joel Silva, do canal Colina em Foco, e confirmada pelo ge, indica que o clube carioca enxerga no jogador o perfil ideal: um atacante veloz, habilidoso no drible e que atua pelos lados do campo, preferencialmente na ponta-direita. Minda está na lista de alvos do diretor de futebol Admar Lopes, ao lado do colombiano Andrés Gomez, do Rennes.
Negociações e contexto do Cercle Brugge
O Vasco sondou o Cercle Brugge por meio de intermediários e ouviu que há viabilidade para um acordo, especialmente porque o clube belga enfrenta dificuldades financeiras após uma temporada instável, na qual escapou do rebaixamento apenas no quadrangular final da Jupiler Pro League. A proposta inicial do Vasco é por um empréstimo com opção de compra, considerada a forma mais viável para fechar a transferência. Apesar do interesse de outros clubes da Série A, como Flamengo, e de equipes europeias, como Real Betis (Espanha) e clubes franceses, o Cercle Brugge, que disputou a Liga Conferência da Europa em 2024, não abriu negociações anteriormente.
Desempenho e perfil do jogador
Alan Minda, revelado pelo Independiente del Valle, do Equador, onde foi campeão da Copa Sul-Americana (2022) e da Recopa Sul-Americana (2023), chegou ao Cercle Brugge em julho de 2023 por cerca de 2 milhões de euros. Nas últimas duas temporadas, disputou 80 jogos, marcou 11 gols e deu 12 assistências. Na temporada 2024/2025, participou de 41 partidas, com três gols e seis assistências, sendo titular em 22 jogos. Pela seleção equatoriana, tem 14 jogos e dois gols, incluindo uma atuação como titular contra o Brasil nas Eliminatórias. Versátil, Minda pode atuar nas três posições do ataque, mas se destaca como ponta-direita.
Conexão com a Sul-Americana
O interesse do Vasco em Minda ganha relevância às vésperas do confronto contra o Independiente del Valle, ex-clube do jogador, nos playoffs da Copa Sul-Americana, marcado para 15 de julho de 2025. A contratação do equatoriano é vista como estratégica para reforçar o ataque vascaíno, que busca maior velocidade e profundidade, conforme o pedido do técnico Fernando Diniz.
Fonte: ge