Em seu terceiro teste para o Novo Basquete Brasil (NBB) 2017/18, o Vasco venceu o Vitória por 78 a 73, nesta quinta, em São Januário. Com o resultado, a equipe comandada por André Barbosa fecha o mês com um saldo de duas vitórias e uma derrota, uma vez que o time perdeu para o Basquete Cearense e venceu para a seleção chilena, ambos os jogos em São Januário. A partida desta sexta marcou a estreia de Nezinho na temporada. O armador havia ficado de fora dos dois amistosos anteriores devido a um desconforto muscular. Apesar de contar com a volta do seu camisa 23, o Vasco atuou desfalcado de Fúlvio e Chris Hayes, vetados pelo departamento médico.
Jogando com o quinteto Nezinho, David Jackson, Gui Deodato, Giovannoni e Lucas Mariano, o Vasco começou a partida empolgado. Gui Deodato abriu o placar com uma bola de dois pontos. Pouco depois, ele acertou uma de três, aumentando a vantagem. O Vitória não se entregou e foi buscar a reação. A 3m30s do fim do primeiro quarto, David Jackson acertou mais um chute de três, fazendo 17 a 15 para os cariocas. O Vitória voltou a apertar, mas o Vasco conseguiu ir para o segundo período com uma vantagem mínima: 22 a 21.
O jogo seguiu equilibrado no segundo quarto. Com cinco minutos jogados, o técnico André Barbosa pediu tempo para reclamar dos constantes erros da sua equipe. A 4m18s do intervalo, o time baiano viveu o seu melhor momento ao abrir 31 a 26. O Vasco iniciou a reação a partir de uma cesta de três de Nezinho. A virada veio em mais uma bola de três, dessa vez de David Jackson, que marcou 38 a 36 a 48 segundos do término. Empolgado, o Cruz-maltino ainda conseguiu mais dois pontos, indo para o intervalo com um placar favorável de 40 a 36.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/09/28/36709572553_eebb05be19_k.jpg)
Lucas Mariano sobe para tentar a bandeja (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
O terceiro quarto também foi movimentado. Com menos de três minutos jogados, o Vasco vencia por 45 a 42. A 3m50 do fim do período, Lucas Mariano acertou uma bola de três, fazendo 49 a 46. O Vitória continuou em cima, mas o Cruz-maltino seguiu administrando a pequena vantagem. Com grande atuação de Gustavo, o time da casa foi para o último quarto vencendo por 55 a 53.
O quarto período começou com uma bonita jogada de David Jackson, que deixou Giovannoni livre para pontuar para o Vasco. Aos poucos, a equipe de São Januário passou a dominar a partida e, com 1h30 jogado, a vantagem já era de dez pontos: 63 a 53. O Rubro-Negro chegou a esboçar nova reação, mas o Cruz-maltino se impôs nos minutos finais, garantindo a vitória por 78 a 73.
Fonte: GloboEsporte.com