Vasco e Vitória têm história na Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, as duas equipes fazem o jogo de ida da terceira fase do torneio, em São Januário, às 19h15 (de Brasília). Este será o quarto encontro dos clubes na competição. A vantagem, até agora, é do Leão baiano, que se classificou em duas ocasiões (veja os números abaixo).
Confrontos entre Vasco e Vitória na Copa do Brasil:
1989 (oitavas de final): Vitória 2 x 1 Vasco no agregado
2009 (quartas de final): Vasco 5 x 1 Vitória no agregado
2010 (quartas de final): Vitória 3 x 3 Vasco no agregado (baianos classificados por gol marcado fora)
O Vitória, aliás, é uma pedra no sapato do Vasco. O duelo mais importante das equipes aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1999, quando o time baiano eliminou o Cruz-Maltino nas quartas de final. Ao todo, a vantagem no confronto é do Leão: 20 vitórias em 49 jogos, contra 17 triunfos cariocas e 12 empates.
Nenê volta ao Vasco
Para mudar o panorama, o Vasco terá o reforço de seu camisa 10 na partida desta quinta-feira. Nenê está recuperado de uma lesão na coxa direita e foi confirmado pelo técnico Cristóvão Borges. Luis Fabiano, por outro lado, ainda está em preparação física e não fará sua estreia. A preocupação do treinador, porém, é outra: evitar sofrer gols.
– Nós temos o fator campo. Vamos procurar fazer valer o mando de campo para conseguir vantagem. É um jogo difícil, contra uma equipe muito boa, que fez muitos investimentos. Não tomar gol é sempre importante, em casa muito mais. A competição exige isso. Tem que saber jogar essa competição – analisou Cristóvão.
“Jogo grande” para motivar o Vitória
O Vitória vive um momento inusitado. A equipe venceu 10 dos 12 jogos que disputou, perdeu apenas um, é líder com 100% de aproveitamento do Campeonato Baiano, lidera também o seu grupo da Copa do Nordeste, passou por duas fases da Copa do Brasil e, ainda assim, os torcedores pedem a cabeça do técnico Argel Fucks. Eles estão insatisfeitos com as atuações do time.
Assim como Argel, que afirmou que os grandes jogadores vão aparecer nos “grandes jogos”, o meia Cleiton Xavier defende que o elenco vai reagir a essa partida com maior motivação.
– A gente sabe que é um jogo importantíssimo. É uma equipe grande, de Série A. Sabemos das dificuldades, mas são nessas horas que a gente encontra forças, entrosamento, a concentração também é bem maior, isso é incontestável. A gente já provou isso nas outras fases. Quando é jogo de mata-marta, o time joga mais concentrado – afirmou.
Fonte: GloboEsporte.com