No estádio Giulietti Coutinho, o Vasco contou com um gol de Nenê e um golaço de Riascos para vencer o America por 3 a 1 e manter o aproveitamento de 100% no Campeonato Carioca.
Com seis pontos, o Vasco lidera o grupo A e se junta ao Botafogo, líder do grupo B, como as únicas duas equipes que venceram seus dois compromissos até aqui. Com um empate e uma derrota, o America soma apenas um ponto e é o sexto do B.
freguesia histórica
America e Vasco é um confronto de muita história. O primeiro jogo entre eles aconteceu em 1920, com vitória americana por 5 a 1. Mas o “Clássico da Paz” tem um domínio absoluto vascaíno, que chegou à sua 149ª vitória, contra 61 do America.
Ainda sem uma vitória após o retorno à elite do futebol carioca, o America pelo menos se saiu melhor do que no último encontro das equipes. No dia 12 de fevereiro de 2011, o Vasco não teve dó e venceu por 9 a 0.
Já são nove anos sem que o America vença um grande carioca, com um jejum de 13 jogos.
Na marca da cal
O primeiro tempo da partida foi de poucas oportunidades, mas o Vasco não demorou a abrir o placar. Quando o America tentou sair para o jogo, a equipe cruzmaltina roubou a bola e saiu em velocidade. Andrézinho lançou Madson na direita, mas o jogador foi derrubado por Renato, que perdeu o equilíbrio e acabou cometendo o pênalti.
Na cobrança, com categoria, Nenê deslocou o goleiro Felipe Eduardo para marcar o primeiro gol do jogo.
Em desvantagem, o America foi atrás de um gol e chegou a ter a chance de ir para o intervalo com a igualdade. Aos 46, Marcelinho ficou na cara do gol, mas parou em Martín Silva.
um golaço de riascos, assistências de Nenê
O segundo tempo começou truncado, mas, aos 21 minutos, Riascos deixou de tratar o jogo bonito. Pela direita do ataque, Nenê dominou, puxou para a entrada da área e cruzou na medida para o colombiano acertar um belo voleio e ampliar o marcador.
Aos 33, o America respondeu com um gol que também teve seu charme. Leandro Aguiar, que havia acabado de entrar na vaga de Jean, recebeu pela direita do ataque, invadiu a área, fez um belo corte em Luan e bateu cruzado para esboçar uma reação, que acabou frustrada.
Aos 39, Nenê recebeu dentro da área, foi para a linha de fundo e cruzou para trás, para Rodrigo fazer o terceiro e matar o jogo.
próximos jogos
O próximo compromisso do Vasco será depois do carnaval, em São Januário, contra o Volta Redonda, na quarta-feira (10), às 19h30 (de Brasília). Mais cedo, às 17 horas (de Brasília), o America recebe o Resende.
Fonte: ESPN.com.br