Vasco ou Coritiba vai conhecer o mais provável destino logo na próxima rodada. Desde 2006, quando o Campeonato Brasileiro passou a ter 20 clubes – já no formato de pontos corridos -, o último colocado do primeiro turno acabou rebaixado ao fim do competição. As duas equipes se enfrentam na noite deste sábado, às 18h30, no Maracanã. E os números atuais jogam enorme peso nas costas de cada elenco.
O Clube da Colina é o atual lanterna, com apenas 13 pontos, enquanto o Coritiba, penúltimo, tem 15. O pior desempenho de um último colocado no turno do Brasileirão foi do Náutico em 2013 e do América-RN em 2007, ambos com míseros dez pontos. O rebaixamento acabou inevitável para os dois alvirrubros.
A pontuação mais baixa a escapar de um rebaixamento, após o término do turno, foram os 15 pontos de Fluminense (em 2009, quando escapou na última rodada) e de Atlético-MG (em 2011 se livrou na 36ª rodada). Caso perca, o Coritiba atingirá a mesma marca dos times citados. Já o Vasco, se perder ou empatar, não chega nessa pontuação.
O último colocado da primeira parte do torneio não só foi rebaixado como também terminou na lanterna seis vezes em nove anos, o que equivale a quase 67% dos casos.
Fonte: GloboEsporte.com