
A busca do Vasco da Gama por reforços para o setor defensivo atingiu um estágio decisivo nesta segunda-feira. De acordo com informações de veículos da imprensa chilena, como o portal RedGol, o zagueiro uruguaio Alan Saldivia não permanecerá no Colo-Colo e já está acertado para defender o clube carioca em 2026. O acordo teria sido finalizado nas últimas horas, restando apenas os trâmites burocráticos e a assinatura do contrato para que o anúncio oficial seja realizado pelo Gigante da Colina.
As negociações, que se estendiam desde agosto do ano passado por insistência do técnico Fernando Diniz, evoluíram para um modelo de empréstimo de um ano com obrigação de compra caso metas contratuais sejam atingidas. Para contar com o defensor de 23 anos imediatamente, o Vasco deve desembolsar cerca de 1,6 milhão de reais pelo período de cessão, com o valor fixado para a aquisição definitiva de 80% dos direitos econômicos girando em torno de 8,1 milhões de reais ao final do vínculo inicial. No total, a operação pode custar aproximadamente 9,7 milhões de reais aos cofres vascaínos.
Saldivia é visto como uma peça estratégica para o esquema tático de Diniz devido à sua qualidade na saída de bola e rapidez na recomposição defensiva. Na última temporada pelo Colo-Colo, o zagueiro disputou 29 partidas, mantendo uma precisão de passes de 89% e vencendo cerca de 70% dos duelos defensivos por baixo. O uruguaio, que tem 1,80m de altura, também se destaca pela impulsão, o que compensa sua estatura nos duelos aéreos. Com a saída confirmada de Lucas Oliveira para o Mirassol e a situação indefinida de outros defensores, a chegada de Saldivia é tratada como prioridade máxima para a pré-temporada que se inicia hoje.
Fonte: RedGol, Podcast Cruzmaltino e ge