
Em reunião realizada nesta terça-feira na Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), o Vasco e a Prefeitura do Rio discutiram a possibilidade de estender o trajeto do VLT até as proximidades do Estádio de São Januário.
Pontos Abordados na Reunião
Participaram do encontro o 2º vice-presidente do Vasco, Renato Britto, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, e o vereador Pedro Duarte.
Objeto da Discussão: A Prefeitura está realizando estudos para levar o VLT até São Cristóvão. O pedido é para que esses estudos considerem uma extensão adicional até São Januário, conforme sugerido pelo vereador Pedro Duarte.
Compromisso da Prefeitura: O secretário Osmar Lima afirmou estar “ciente e atento” ao pedido e que a hipótese será analisada junto ao estudo original de expansão para São Cristóvão.
Fase do Projeto: O projeto de extensão está em etapa inicial, ainda sem traçado definido e com levantamento preliminar de custos. A contratação deve ocorrer por meio de aditamento do contrato atual do VLT.
Argumentos do Vasco e da Câmara
Renato Britto e Pedro Duarte defenderam que um novo modal de transporte é essencial para a região e sugeriram que parte dos recursos da venda do potencial construtivo da Operação Urbana de São Januário poderia ser utilizada para ajudar a financiar a proposta.
O plano original da Prefeitura levaria o VLT até 900 metros do estádio. A proposta discutida visa ampliar o percurso para aproximar o acesso a cerca de 400 metros de São Januário, contemplando também o Mercado Municipal (Cadeg).
A base legal para a expansão se tornou viável após a aprovação de leis que autorizam a implantação de VLT/VLP na Região do Porto via PPP e que ampliaram a Área de Especial Interesse Urbanístico para incluir São Cristóvão.
Fonte: X Vascanellas