
A 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro aprovou o pedido de Financiamento DIP (Debtor in Possession) do Vasco e da Vasco SAF, autorizando a captação de R$ 80 milhões em empréstimo emergencial junto à Crefisa. O valor será utilizado para socorrer o caixa, cobrir a folha de atletas, custos do futebol, tributos e despesas administrativas, garantindo a continuidade das atividades.
Termos da Operação
Como garantia, o Vasco ofereceu 10 mil ações de classe A da Vasco SAF, equivalentes a 10% do capital social. Essa porcentagem só mudaria de posse em caso de inadimplência do empréstimo. O financiamento DIP tem prioridade de pagamento sobre todos os outros credores.
A juíza Caroline Rossy Brandão Fonseca destacou a natureza essencial e urgente do financiamento para a manutenção da SAF e afirmou que o processo seguiu todas as leis pertinentes. O Ministério Público e a Administração Judicial concordaram com o pedido após o clube reduzir as garantias iniciais em 50%.
A decisão judicial reforça a confiança no processo de recuperação judicial e fornece o fôlego financeiro necessário para a Vasco SAF.
Fonte: X Podcast Cruzmaltino