
O Vasco da Gama enfrenta um desafio sem precedentes na Copa Sul-Americana após ser goleado por 4 a 0 pelo Independiente del Valle, em Quito, na terça-feira (15). Nunca, na história da competição, um time conseguiu reverter uma desvantagem de quatro gols ou mais sofrida no jogo de ida para se classificar na partida de volta no mata-mata.
O caso mais próximo desse feito foi registrado em 2015, quando o Melgar, do Peru, perdeu por 5 a 0 para o Junior Barranquilla na primeira fase. Na partida de volta, o time peruano venceu por 4 a 0, ficando a apenas um gol de levar a decisão para os pênaltis, mas não conseguiu avançar.
Histórico de viradas do Vasco
Esta é a oitava participação do Vasco na Copa Sul-Americana. Ao longo de suas campanhas, o clube conquistou viradas notáveis, mas sempre superando desvantagens de até dois gols. Em 2007, por exemplo, após perder por 2 a 0 para o Lanús nas quartas de final, o Vasco venceu por 3 a 0 em São Januário, garantindo a classificação.
Em 2011, o clube repetiu o feito em duas ocasiões. Nas oitavas de final, após uma derrota por 3 a 1 para o Aurora, na Bolívia, o Vasco goleou por 8 a 3 em casa. Na fase seguinte, contra o Universitario, do Peru, o time reverteu um placar de 2 a 0 na ida com uma vitória por 5 a 2 em São Januário.
Pior momento da temporada
A goleada sofrida contra o Independiente del Valle é o pior resultado do Vasco na temporada de 2025, que também inclui uma derrota por 4 a 1 para o Puerto Cabello, da Venezuela, na fase de grupos da Sul-Americana.
Para avançar no tempo regulamentar, o time de Fernando Diniz precisará vencer o Independiente del Valle por cinco gols de diferença na partida de volta, marcada para terça-feira (22), às 21h30, em São Januário. Uma vitória por quatro gols de diferença levará a decisão para os pênaltis.
Fonte: ge