
A Conmebol anunciou nesta quarta-feira (16) uma mudança na posição da Área de Revisão de Arbitragem (RAA) para os jogos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2025. A partir de agora, os árbitros não realizarão consultas ao VAR ao lado dos bancos de reservas, mas sim no lado oposto do campo, visando maior conforto e melhores condições de trabalho para a equipe de arbitragem.
“Com a mudança da Área de Revisão de Arbitragem (RAA), buscamos proporcionar melhores condições de trabalho para a equipe de arbitragem, para que possam tomar suas decisões com a maior serenidade e imparcialidade, em conformidade com as Regras Claras, uma das políticas mais importantes da Conmebol”, afirmou Enrique Cáceres, presidente do Comitê de Árbitros da entidade.
Testes realizados e detalhes da mudança
A nova configuração foi testada na terça-feira (15) em três partidas dos playoffs da Copa Sul-Americana: Central Córdoba 0x0 Cerro Largo, Bahia 0x0 América de Cali e Independiente del Valle 4×0 Vasco da Gama. A Conmebol informou que a alteração segue o protocolo do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo) e será implementada desde que a infraestrutura dos estádios permita.
A mudança consiste em posicionar a RAA no lado oposto aos bancos de reservas, em uma área com menor circulação de membros da comissão técnica e jogadores durante as partidas, reduzindo interferências e facilitando o trabalho dos árbitros.
Próximos jogos da Sul-Americana
Nesta quarta-feira (16), três jogos estão programados pelos playoffs da Copa Sul-Americana: Bolívar x Palestino, Alianza Lima x Grêmio e San Antonio Bulo-Bulo x Once Caldas. Na quinta-feira (17), Universidad de Chile x Guaraní e Atlético Bucaramanga x Atlético-MG encerram os confrontos de ida da fase.
Fonte: ge