O Vasco começou com o pé direito no Campeonato Brasileiro após a vitória diante do Atlético-MG, em São Januário. Agora, o Gigante da Colina volta suas atenções para o duelo da Copa Libertadores da América, que será diante do Racing, no El Cilindro, às 19h15 da próxima quinta-feira (19). Além do clube de Avellaneda ser um dos fortes candidatos a ficarem com uma das vagas para a próxima fase do torneio, o Gigante da Colina ainda terá que enfrentar o retrospecto ruim diante dos argentinos na competição continental.
Até o momento, o Cruzmaltino encarou os argentinos em Copa Libertadores em dez ocasiões e conseguiu apenas duas vitórias: a primeira, quando foi campeão em 1998, quando derrotou na fase mata-mata o River Plate. Já a segunda aconteceu em 2012, quando o Vasco bateu o Lanús, no Rio de Janeiro, no embate válido pela primeira partida das oitavas de finais. Nas outras ocasiões, o Cruzmaltino sofreu seis derrotas e conseguiu outros dois empates.
Por outro lado, quando analisamos o confronto geral dos vascaínos diante de argentinos, os números se tornam favoráveis, pois em 73 duelos, o Gigante da Colina contabiliza 25 vitórias, 26 empates e 22 derrotas. Além disso, o Vasco marcou 110 gols e sofreu 108.
Outro fator positivo é que nas últimas partidas que o Vasco disputou contra argentinos, apenas o Boca Juniors parou o Gigante da Colina, na Libertadores de 2001. Em 2012, também pelo torneio continental, o Lanús bateu o Cruzmaltino na segunda partida das oitavas de final, por 2 a 1, contudo, na decisão dos pênaltis a equipe, à época comandada por Cristóvão Borges levou a melhor e se classificou para as quartas de finais.
Na Copa Mercosul de 2000, o Vasco venceu o San Lorenzo, Rosário Central, River Plate, além do Lanús.
Fonte: Torcedores.com