O procurador André Valentim, do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), denunciou no artigo 254 (CBJD) e pediu a suspensão preventiva do atacante Rildo, do Vasco, em função da entrada violenta em João Paulo, do Botafogo, que teve fratura e deve ficar pelo menos seis meses fora dos gramados.
A decisão cabe ao presidente do tribunal, Marcelo Jucá, que deve analisar o pedido ainda nesta tarde.
– A procuradoria entende que a conduta do atleta do vasco foi muito grave e daí se justifica a sua suspensão preventiva. Irei analisar o pedido para proferir a decisão ainda hoje – disse Jucá.
De acordo com Valentim, Rildo foi denunciado no quarto parágrafo do artigo 254, que diz:
“Na hipótese de o agredido permanecer impossibilitado de praticar a modalidade em consequência da agressão, o agressor poderá continuar suspenso até que o agredido esteja apto a retornar ao treinamento, respeitado o prazo máximo de cento e oitenta dias”.
Ou seja, ele pode ser punido de um a seis jogos, pelo artigo 254 (jogada violenta), e, se o atleta do Botafogo não retornar até então, ficar fora pelo restante de sua recuperação.
– Pedi em liminar a suspensão preventiva pela gravidade do fato. Isso a presidência vai decidir. Apesar de ter disputado a bola, entrou com uma força desproporcional e assumiu um risco. Com relação à denúncia, foi no artigo 254, dois, parágrafo terceiro, quer dizer que ele, se for condenado, fica suspenso até que o outro volte a jogar. Condicionado a 180 dias – explicou Valentim.
A entrada de Rildo em João Paulo aconteceu aos 3 minutos de jogo, vencido por 3 a 2 pelo Vasco. O jogador cruz-maltino recebeu apenas cartão amarelo, o que fez o Botafogo entrar com representação contra o árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro na Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).
João Paulo fraturou a fíbula e a tíbia e passou por cirurgia na segunda-feira. A esperança dos médicos alvinegros é que ele consiga voltar a jogar ainda em 2018.
Vasco e Botafogo voltam a jogar nesta quarta-feira, às 21h45, no Nilton Santos, pelas semifinais da Taça Rio. Por ter feito melhor campanha, o cruz-Maltino joga pelo empate para avançar à decisão.
Fonte: GloboEsporte.com