Conmebol decidiu aumentar a rigidez em seu regulamento para a Libertadores de 2018 com o intuito de impedir algumas das famosas artimanhas tradicionais do torneio. Ao todo, há 218 artigos espalhados em 111 páginas no documento que regula as regras da principal competição entre clubes do continente. Para efeito de comparação, foram 30 em 50 páginas na edição do ano passado. As informações foram publicadas no blog do Rodrigo Mattos, no Uol, e confirmadas pelo GloboEsporte.com.
Uma das regras diz respeito aos gandulas. O mandante terá que providenciar 12 deles para o aquecimento e para o jogo, e todos devem ficar em posições definidas pela entidade (confira na imagem abaixo). Para cada gandula que for expulso pelo árbitro por atrasar a reposição da bola, por não estar em sua posição ou não seguir as instruções passadas antes do início da partida, o clube responsável receberá uma multa de US$ 10 mil (R$ 32,8 mil).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/y/J/zutOvzS12uTI7qWhJDAA/posicao-dos-gandulas-no-campo-de-jogo.png)
Posição dos gandulas no campo de jogo da Libertadores (Foto: Reprodução / Conmebol)
Há também uma recomendação para que a altura do gramado fique entre 20mm e 25mm. Além disso, há uma recomendação para que a grama seja cortada em linhas retas perpendiculares à linha lateral do campo, conforme apresentado, e o protocolo de irrigação será uma decisão do delegado da partida.
A posição dos times nos bancos de reservas será obrigatoriamente na lateral do gramado (como mostra a imagem abaixo). Em São Januário, por exemplo, eles ficam atrás da linha de fundo, e o Vasco está providenciando a mudança no posicionamento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/t/x/Mmv6isSWCa9VAAYKF4vg/banco-de-reservas.png)
Banco de reservas na Libertadores (Foto: Reprodução / Conmebol)
Além disso, os times visitantes deverão estar na cidade (ou num raio de 100km) da partida ao menos 24 horas antes de a bola rolar. Há uma exceção para jogos em altitude superior a 2.000m acima do nível do mar. Nesse caso, as delegações deverão chegar ao país em questão com 24 horas de antecedência, mas poderão excepcionalmente chegar na cidade até 6 horas antes do início da partida.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/10/24/000_to9sn_9O7fGvZ.jpg)
Festa da torcida do River Plate no estádio Monumental de Nuñez na semifinal da Libertadores de 2017: rolo de papel e fumaça proibidos (Foto: JUAN MABROMATA / AFP)
Com relação aos torcedores, a Conmebol avisou que sinalizadores, objetos com pólvora, bombas de fumaça ou estouro, fogos de artifício, entre outros objetos pirotécnicos, encontram-se estritamente proibidos nos estádios. Recipientes de vidro, iluminação a laser, apitos, extintores de fumaça de cores, rolos de papel e guardas-chuvas, esses últimos dois ítens muito comuns em jogos na Argentina, por exemplo, também estão vetados.
– O uso de tais artefatos poderá implicar a imposição de severas medidas disciplinares aos clubes como multas ou fechamentos parciais ou totais de seus estádios, inclusive quando este tipo de comportamento seja atribuído aos seus torcedores em conformidade com o Artigo 8 do Regulamento Disciplinar da Conmebol – explicou a entidade.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2016/07/28/img_0678.jpg)
Guarda-chuvas na torcida do Atlético Nacional, no estádio Atanasio Girardot , na final da Libertadores de 2016: vetado (Foto: Jorge Natan/GloboEsporte.com)
Fonte: GloboEsporte.com