Análise: Com Zé Ricardo, Vasco mostra mais organização tática, mas peca nas finalizações

O técnico Zé Ricardo completou contra a Chapecoense no último sábado, em São Januário, o seu quarto jogo pelo Vasco. Até o momento, o desempenho é modesto: uma vitória, dois empates e uma derrota.

m relação ao antecessor Milton Mendes, já deu para perceber o Vasco com algumas diferenças. Hoje, o time é mais organizado taticamente, mantém mais o controle da bola e é mais forte defensivamente. Foram apenas três gols sofridos, um deles irregular (gol de braço do atacante Jô, do Corinthians).

O que tem preocupado Zé e a torcida vascaína é a falta de pontaria. Contra Sport e Chapecoense, a equipe perdeu quatro pontos por imprecisão nas finalizações. Desde que Zé estreou contra o Grêmio na 23ª rodada do Brasileirão, o número de finalizações erradas só cresceu, segundo o gráfico do Footstats (veja abaixo).

Foto: Reprodução/Footstats

Diante os pernambucanos e catarinenses, o Vasco saiu na frente do placar. Tinha o controle de ambos os jogos, porém, perdeu chances inacreditáveis para liquidar a fatura e acabou sendo castigado com o empate nos minutos finais dos jogos. Se tivesse tido mais eficiência, a equipe hoje estaria na oitava colocação, apenas dois pontos atrás do Flamengo, sétimo colocado e último do grupo dos classificados à Copa Libertadores.

A boa notícia é que Zé Ricardo terá quase 10 dias de treinamento para corrigir os defeitos. Com a pausa para as rodadas finais das Eliminatórias, o Vasco só volta a campo no próximo dia 11 de outubro, contra o Avaí, na Ressacada.

“A gente busca esse equilíbrio. Que a gente possa produzir melhor. Contra a Chapecoense eu saí satisfeito porque o time produziu melhor, teve chances para vencer. A equipe da Chapecoense veio muito determinada em fechar os espaços. Jogar contra um adversário assim não é fácil e mesmo assim a gente conseguiu. É um passo que a gente tem que continuar investindo, melhorando cada vez mais. Melhoramos o sistema defensivo e agora temos que melhorar o ofensivo para a gente ser efetivo em todas as partidas”, comentou Zé Ricardo, em entrevista coletiva após o jogo de sábado.

Fonte: Torcedores.com

Notícia anteriorCom muitos erros de finalização, Vasco quer Luis Fabiano contra o Avaí
Próxima NotíciaContrato de meia da base termina e Vasco opta por não renovar contrato