Um golaço do lateral Reinaldo evitou que a Chapecoense deixasse o Rio de Janeiro com derrota. O ex-jogador do São Paulo marcou um tento por cobertura e fez com que a equipe catarinense arrancasse um empate do Vasco por 1 a 1, em um vazio São Januário, no Rio de Janeiro, neste sábado.
O resultado não foi tão bom para as equipes. O Vasco tem 33 pontos e aparece na nona colocação, enquanto a Chapecoense está logo atrás, com 32. A diferença deles para o São Paulo, o primeiro na zona de rebaixamento é curta, uma vez que o time tricolor tem 28.
A partida foi sem público por punição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) devido a confusão causa do parte da torcida vascaína durante o clássico contra o Flamengo, em 8 de julho, no primeiro turno da competição.
Vasco melhor
Antes do duelo, o técnico Zé Ricardo havia alertado os jogadores do Vasco de que iriam enfrentar um adversário perigoso, que vem em ascensão na temporada. Nas últimas duas rodadas venceu Grêmio e Ponte Preta por 1 a 0, subindo na classificação.
O alerta foi útil no primeiro tempo, uma vez que o time vascaíno foi superior, criando boas jogadas, chegando ao gol com velocidade e sofrendo poucos riscos. O tento foi marcado aos 24 minutos pelo atacante Andrés Ríos, aproveitando um cruzamento do lateral Madson.
Aos 32 e aos 33 do primeiro tempo quase o Vasco ampliou. Primeiro o goleiro Jandrei defendeu uma bola cabeceada por Pikachu. Depois Jean finalizou de cabeça um cruzamento de Madson e a bola passou bem rente à rede cruzmaltina.
A Chapecoense só assustou aos 35 e foi por causa de uma falha do Vasco. O zagueiro Breno errou ao atrasar a bola para o goleiro Martín Silva. O arqueiro acabou entregando ela para o ataque catarinense. Wellington Paulista teve a chance de empatar, mas chutou para fora.
Ritmo caiu
O ritmo dos vascaínos na segunda etapa caiu. Isso permitiu ao time visitante reagir.
Reinaldo já havia acertado o travessão aos 17 minutos. Mas foi no minuto seguinte que fez uma pintura. Ao receber a bola, ele viu Martín Silva adiantado e não teve dúvidas: bateu por cobertura e marcou um golaço em São Januário.
O Campeonato Brasileiro será interrompido por dez dias por 314causa das eliminatórias da Copa do Mundo. Na volta, o Vasco jogará contra o Avaí, dia 11 de outubro, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. Na mesma data a Chapecoense enfrentará o Botafogo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Ficha técnica
VASCO 1 X 1 CHAPECOENSE
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 30 de setembro de 2017, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Cartões Amarelos: Jean, Breno, Thalles (Vasco)
Gols: Andrés Rios, aos 24min do 1º tempo (VAS); Reinaldo, aos 18min do 2º tempo (CHA)
VASCO: Martín Silva, Madson (Manga Escobar), Breno, Anderson Martins e Ramon; Jean (Evander), Wellington, Yago Pikachu, Nenê e Mateus Vital; Andrés Rios (Thalles). Técnico: Zé Ricardo
CHAPECOENSE: Jandrei, Apodi, Douglas Grolli, Fabricio e Reinaldo; Moises, Elicarlos (Dodô), Mineiro e Alan Ruschel (Penilla); Arthur e Wellington Paulista (Túlio de Melo). Técnico: Emerson Cris
Fonte: ESPN.com.br