Paulinho tem apenas 17 anos, mas virou referência no Vasco. Integrado ao time profissional e com a seleção brasileira para a disputa do Mundial da categoria, ele verá de longe seus companheiros de geração. A equipe sub-17 cruz-maltina estreia nesta quinta-feira na Copa do Brasil, contra o Avaí, em Florianópolis, às 15h (de Brasília), e tem o amigo como inspiração.
Capitão do time e também com passagens pelas seleções sub-15 e sub-17, o zagueiro Miranda mantém contato com Paulinho resumiu a admiração pelo atacante.
– Ele é um espelho para mim e para toda a base também. Todo mundo sonha em alcançar o objetivo, se tornar jogador profissional, e ele conseguiu. Espero um dia poder jogar junto com ele no profissional – disse Miranda.
Desde criança no Vasco, o zagueiro disputou a Copa do Brasil ano passado, quando o clube fez a melhor campanha de sua história, chegando às quartas de final – foi eliminado pelo Cruzeiro, em São Januário. Agora, Miranda espera pôr em prática as lições daquele torneio.
– A gente se dedicou bastante no ano passado. Todos tiveram uma entrega bastante positiva, mas não conseguimos alcançar nosso objetivo final, que era ser campeão. O ponto positivo foi a nossa campanha fora de casa, ganhamos todos os jogos. Vamos procurar fazer a mesma coisa do ano passado para decidir dentro de casa com apoio da nossa torcida. O ponto negativo é que nós deixamos escapar vitórias dentro de casa, como na partida contra o Cruzeiro, que causou a nossa eliminação. Isso não pode acontecer de novo. É importante estar ligado o tempo todo – completou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2017/e/E/AbqO6LQRWFHsAzFUbdBg/35879302380-b21aba8938-k.jpg)
Miranda em ação pelo Vasco: zagueiro é capitão da equipe sub-17 (Foto: Carlos Gregório Jr. / Vasco)
De olho na Copinha
Além de Miranda, o Vasco tem outras promessas no elenco: o volante Caio Lopes e o meia-atacante João Pedro também já foram convocados para as categorias sub-15 e sub-17 da seleção brasileira. O volante Victor Hugo e o atacante Vinicius estão no primeiro ano da categoria, mas assinaram recentemente o primeiro contrato profissional com o clube.
O time sub-17 do Vasco é comandado pelo técnico Amilton Oliveira. Muitos destes meninos têm perspectiva de ser utilizados no sub-20 neste segundo semestre, durante o Torneio Octávio Pinto Guimarães. Quem se destacar também deve ser utilizado na Copa São Paulo de Juniores de 2018 – Miranda é um dos favoritos para ir.
– Ano passado eu pude trabalhar com o professor Marcus Alexandre (técnico do sub-20). Ele já me conhece bastante. Estou trabalhando muito e espero receber uma oportunidade para mostrar todo o meu potencial. Quero dar muitas alegrias para a torcida do Vasco um dia – completou Miranda.
A Copa do Brasil sub-17 é disputada em formato de mata-mata. Caso vença o Avaí por dois gols de diferença, o Vasco se classifica diretamente, sem precisar disputar o jogo de volta.
Confira a lista de relacionados para a estreia na Copa do Brasil sub-17:
Laterais: Luiz Felipe e Sergipe;
Zagueiros: Leonan, Mateus Luís e Miranda;
Meio-campistas: Bruno Chiaromonte, Caio Lopes, Gabriel Pec, João Pedro, Juninho, Nycolas e Victor Hugo;
Atacantes: Gustavinho, Joe Silva, Léo Melo e Vinícius.
Fonte: GloboEsporte.com