O Botafogo foi o primeiro dos chamados 12 grandes clubes do país a estrear no estadual. Em jogo antecipado da segunda rodada do Carioca, em virtude do confronto de ida contra o Colo Colo pela pré-Libertadores na próxima semana, o Glorioso não confirmou o favoritismo e foi derrotado pelo Madureira por 2 a 0, em Moça Bonita. O Alvinegro, por sinal, não perdia na estreia desta competição desde 2003, quando o Bangu levou a melhor por 2 a 1, no mesmo estádio Guilherme da Silveira. Levando em conta as principais equipes do futebol brasileiro, a sua invencibilidade em aberturas de estaduais só não era maior que a do Palmeiras, atual campeão do Brasileiro. O último revés do Verdão foi em 1995. Na ocasião, a Portuguesa venceu por 2 a 1, no Canindé. A Lusa, por sinal, também é a responsável pelo último revés do Santos na primeira rodada do Paulistão – 2 a 0, em 2008.
Por coincidência, as últimas derrotas de Flamengo e Corinthians, as duas maiores torcidas do Brasil, aconteceram em 2006. Enquanto o Rubro-Negro perdeu por 1 a 0 para o Nova Iguaçu, no Raulino de Oliveira, na primeira rodada do Carioca, o Noroeste surpreendeu o Timão, no estádio Alfredo de Castilho, em Bauru, pelo mesmo placar.
Se perder na estreia já é ruim, pior ainda quando este resultado adverso ocorre diante do maior arquirrival. Que o diga o Atlético-MG. A última derrota do Galo na primeira rodada do Mineiro ocorreu justamente para o Cruzeiro, em 2013, por 2 a 1. Inicialmente, o clássico estava marcado para a terceira rodada, mas foi antecipado para a primeira como forma de marcar o início da temporada com a reabertura do Mineirão após as obras de reforma do estádio para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. A Raposa, por sua vez, não perde desde 2012. Na ocasião, a equipe Celeste mostrou bastante desentrosamento diante do Guarani-MG, que saiu da Arena do Jacaré com a vitória por 1 a 0.
Um outro Cruzeiro, só que do Rio Grande do Sul, também foi responsável pela última derrota do Internacional na abertura do Gauchão. Foi em 2011 pelo placar de 1 a 0, no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas. O Grêmio, por sua vez, não é surpreendido desde 2014, quando o São José aproveitou a inexperiência dos garotos do time B do Tricolor gaúcho para vencer por 1 a 0, no Passo D´Areia. O curioso é que o goleiro gremista na época era o jovem Jackson Follmann, um dos seis sobreviventes do acidente aéreo envolvendo a equipe da Chapecoense que ia para a Colômbia disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, no final de novembro de 2016. No total, 71 pessoas, entre jogadores, membros da comissão técnica, dirigentes, jornalistas e tripulantes morreram.
Atual bicampeão carioca, o Vasco não sabe o que é ser derrotado em estreias do estadual desde 2011. O último algoz foi o Resende, em São Januário, pelo placar de 1 a 0. Realidade bem diferente do Fluminense, que perdeu para o Volta Redonda por 3 a 1, no Raulino de Oliveira, na primeira rodada do Cariocão do ano passado. Sem conquistar o Campeonato Paulista desde 2005, o São Paulo sofreu a última derrota na abertura da competição em 2014. Na oportunidade, o Bragantino venceu por 2 a 0, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
Fonte: Numerólogos – GE