Se para muitos a entrada de Rafael Vaz como centroavante no lugar de Thalles foi uma surpresa, para André Rizek, a escolha do técnico Jorginho foi resultado de uma análise de desempenho ao longo dos noves meses de trabalho do treinador no Vasco. De acordo com o apresentador do “Redação SporTV”, o zagueiro já havia mostrado capacidade para o treinador, e o gol no empate de 1 a 1 com o CRB nesta quarta, em São Januário, não foi uma novidade. O resultado garantiu o time carioca na terceira fase da Copa do Brasil.
O jornalista disse que este foi o quarto gol do zagueiro na temporada, sendo o terceiro decisivo. Rafael Vaz marcou no empate com o Botafogo, resultado que garantiu o título carioca ao Vasco, e balançou as redes nos acréscimos contra o Flamengo, na vitória de 1 a 0, em São Januário. Para o jornalista, isso tudo mostrou ao treinador que é possível colocar o defensor no ataque em situações específicas.
– Ele (Jorginho) foi brilhante. É o terceiro gol que o Rafael Vaz marca nesse ano entrando no lugar de alguém e todos em jogos decisivos. Contra o Flamengo, aos 45 minutos do primeiro tempo, ele entrou no lugar do Jomar e marcou o gol da vitória. Então o técnico vai somando na memória dele os acontecimentos. Contra o Botafogo, ele entrou no lugar do Luan e fez o gol do título carioca. Além do jogo desta quarta-feira. Ele fez quatro gols esse ano, sendo três decisivos.
O comentarista Paulo Cesar Vasconcellos lembrou de uma entrevista de Jorginho, em 2015, quando o treinador já havia pensado na possibilidade de escalar o zagueiro como centroavante contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro. Assim como Rizek, ele viu essa substituição como o reflexo de uma observação em jogos e treinos.
– No ano passado, no jogo contra o Coritiba, ele já chegou a cogitar essa ideia (…). Não acho que foi um gesto de desespero do Jorginho (…). Na minha visão, o Jorginho não inventou. Ele perdeu o Riascos, que era o centroavante, e o Thalles virou o titular. Por resultado de avaliações anteriores, ele viu que o Rafael Vaz poderia jogar na área.
O Vasco volta a jogar no próximo sábado, às 16h (de Brasília), contra o Tupi-MG, em São Januário, pela Série B do Campeonato Brasileiro. O time de Jorginho estreou na competição com vitória de 4 a 0 sobre o Sampaio Corrêa.
Fonte: GE – Redação SPORTV