Jorginho chegou ao Vasco em agosto de 2015. De lá até os dias de hoje, o treinador vem fazendo em São Januário um trabalho para a história do clube. O Vasco chegou à terceira final consecutiva no Carioca. Ele conquistou o apoio dos torcedores e acumula recompensas (confira abaixo) para deixá-los contentes com o futuro depois da queda no Brasileiro.
Muitas das recompensas que o Vasco de Jorginho está conseguindo são históricas. A exemplo da atual série de 22 partidas de invencibilidade. O número não aparecia em São Januário desde 1993. Além disto, a sequência é a sexta melhor em jogos oficiais do Vasco em toda a história. Faltam somente dez jogos para superar a melhor sequência (31 partidas sem ser derrotado), conquistada pelo Vasco em 1977.
Na carreira como treinador, Jorginho passou por equipes como América, Ponte Preta e Flamengo. Não conseguiu nestas equipes, antes de chegar ao Vasco, trabalhos que entrassem para a história. Mesmo assim, Jorginho pregou humildade ao ser questionado sobre a maturidade que tem em sua profissão:
– Estou longe de chegar ao nível de Levir Culpi, Muricy, Ricardo Gomes… Eu quando parei de jogar não sabia o que queria. Estou caminhando, gosto de estudar muito, ver tendências táticas, movimentação, pressão no homem da bola, marcação alta… Mesmo quando perdemos a bola, temos de cinco a oito segundos para retomar atrás da linha da bola. Tenho muito para aprender.
O trabalho de Jorginho impressiona à diretoria. Neste Campeonato Carioca, por exemplo, seu time atuou por aproximadamente 1440 minutos e ficou atrás do placar somente em 21 deles – 19 contra o Friburguense e dois diante do Flamengo, em março. Isso se deve ao entrosamento e entendimento do elenco ao que é proposto por nos treinos.
Diante do Botafogo, na decisão do Carioca, Jorginho tem este trabalho como ponto positivo para o Vasco e sai na frente devido a isto. Credenciais que fazem a equipe chegar com força em tudo que precisar em 2016.
Fonte: LANCENET!