Parece, mas o Maracanã ainda não foi entregue ao comitê do Rio 2016. Apesar de o estádio, até o momento, não ter sido fechado para os preparativos da Olimpíada e Paraolimpíada deste ano, as primeiras partidas do Campeonato Carioca, que, em condições normais, seriam realizadas no Mario Filho, acontecerão em Édson Passos, Raulino de Oliveira ou São Januário. Isso porque dois eventos ocuparão os gramados da arena no segundo mês do ano: “Carnaval no Rio”, do dia 5 ao 9 de fevereiro, e o show dos Rolling Stones, no dia 20.
No total, serão seis jogos realocados. Flamengo e Fluminense, que dependem do estádio regularmente, serão os mais prejudicados: três partidas cada.
Vasco e Botafogo não jogariam seus clássicos no Maracanã. O Alvinegro, no entanto, também ficou sem o Engenhão, que já foi entregue à prefeitura para término de obras, e vai usar o Caio Martins.
O Flamengo utiliza o Édson Passos, estádio do América-RJ, na partida contra o Resende, dia 27. O clássico contra o Vasco, no dia 14, será em São Januário. Para o jogo contra o Fluminense, no dia 31, o local ainda não foi definido. O Tricolor, por sua vez, vai trocar o Maraca pelo Raulino de Oliveira. Lá, pegará o Boa Vista, dia 3, e o Tigres, 14.
Na estreia do Flamengo no Carioca, contra o Boa Vista, dia 30 de janeiro, vai ser em Édson Passos. O Maracanã, no entanto, está disponível na data. Segundo a assessoria de imprensa do Rubro-Negro, a decisão foi tomada por conta de pedido da concessionária que administra a arena relacionado à indefinição sobre a data da entrega do estádio ao Comitê Rio-2016
SAMBA E ROCK N’ ROLL
MARACANÃ OCUPADO
– “O Carnaval do Rio” – dia 3 a 10- Show do Rolling Stones – 13 a 23
O primeiro evento a tomar o gramados do Maracanã em fevereiro será “O Carnaval no Rio”, que começa sexta-feira, dia 5, e termina dia 9. A estrutura ficará à disposição da organização da festa do dia 3 ao 10. Estrelas internacionais como Steve Aoki e a dupla Goldfish tocarão no gramado do estádio, que será protegido pro um piso especial emborrachado. A expectativa é que 5 mil pessoas compareçam em cada data.
Três dias depois o Maracanã começa a ser organizado para o show da banda britânica Rolling Stones. Fica com eles do dia 13 ao 23. A apresentação de fato acontece no dia 20, e marca a primeira turnê do grupo pela América Latina em 10 anos. A última passagem no Brasil foi em 2006, quando Mick Jagger, Keith Richards e companhia tocaram para 1,2 milhões de pessoas, de graça, na praia de Copacabana.
VAI OU FICA?
Após as festas de fevereiro, a tendência é que o Maracanã seja entregue ao Comitê Rio 2016, para os preparativos da Olimpíada e Paraolimpíada. A expectativa é que o estádio fique de seis a nove meses fora do controle da concessionária que o administra. Mas há dúvidas se, após o período, a Maracanã S.A. continuará cuidando da arena.
– A Concessionária e o Governo do Estado do Rio de Janeiro seguem em negociação sobre o reequilíbrio do contrato de concessão, com vistas à assinatura de aditivo que redefina o escopo e o cronograma das obras incidentais – afirma a concessionária, em comunicado oficial.
No dia quatro deste mês, a empresa, controlada por Odebrecht e AEG, demitiu 75% dos seus funcionários. Foi dado um ultimato ao governo do Estado: ou as cláusulas propostas pela concessionária são aceitas ou a arena será devolvida – sem parte das obras para as Olimpíadas. Fala-se que, como forma de fazer pressão, a Maracanã S.A. retiraria todos os equipamentos do estádio, como elevadores e placares eletrônicos. Segundo a empresa, apenas o que é de sua propriedade será retirado.
– Os equipamentos de propriedade da Concessionária que não forem alugados ao Comitê Rio 2016 (móveis e equipamentos de informática, por exemplo) serão retirados e recolocados ao fim do período de uso exclusivo.
Os equipamentos que integram o estádio, de propriedade do Governo do Estado (Bens Reversíveis), serão disponibilizados para o Comitê Rio 2016 e deverão ser devolvidos no mesmo estado de conservação após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos – afirma.
Fonte: Globo.com