Dono de um dos principais times de basquete do país na década de 1990, o Vasco está de volta ao cenário da modalidade. Nesta quinta-feira, o clube cruz-maltino reinaugurou o reformado ginásio poliesportivo em São Januário, em evento que reuniu grandes ídolos do passado e os jogadores da equipe que disputará a partir de fevereiro a Liga Ouro – torneio de acesso ao NBB, principal competição do basquete nacional.
Participaram do evento ex-jogadores do time vascaíno de basquete como Helinho, Demetrius, Rogério, Mingão, Vargas, Brasília, Bira, Boleta e Manteiga, além do treinador Hélio Rubens. Antes do começo da partida, foram exibidos vídeos com os momentos de glória do basquete do Vasco no passado.
– É uma emoção e uma alegria muito grande. A expectativa é que o Vasco se reencontre novamente, pela tradição que tem e pela importância que o clube tem em qualquer modalidade esportiva. Tenho convicção de que o que eu estou vendo aqui é um estado de espírito do grupo, dos diretores, do próprio presidente, que evidencia que a possibilidade de realização, de sucesso é muito grande. Estou à disposição para o que precisar, porque o Vasco faz parte da minha história e da minha vida – afirmou o técnico Hélio Rubens durante o evento.
Em um amistoso festivo com dois tempos de 10 minutos contra o Franca, os ídolos antigos entraram em quadra para delírio da torcida, que encheu as arquibancadas. Jogaram em toda a parcial, que terminou com placar de 35 a 23 para o Vasco. Do intervalo em diante, a nova equipe cruz-maltina do técnico Christiano Pereira entrou em quadra com nomes como Hélio, William Drudi, Douglas Nunes, Gaúcho, Erick Camilo, Marcellus, Ricardinho e Bruninho. O placar final ficou em 58 a 44 para os donos da festa.
Campeão sul-americano de clubes, bicampeão da liga sul-americana e bicampeão brasileiro de basquete, o Vasco retomou as atividades do time profissional de basquete no ano passado após um hiato de sete anos.
Fonte: Globo.com