A Copa do Mundo de 2014 continua deixando reflexos no futebol brasileiro. Nesta quarta, a Diretoria de Competições da CBF anunciou a padronização de todos os campos de jogo, tanto da Série A quando da B.
O “Projeto Gramados”, como é chamado, teve início no ano passado e tem a missão de deixar os 43 estádios com dimensões iguais, tendo 105 metros de comprimento por 68 de largura.
O programa foi alavancado após o Seminário de Treinadores da Série A, realizado antes do Brasileirão de 2015.
Nele, os treinadores, com destaque para Levir Culpi, então no Atlético-MG, expuseram o desejo de ter todos os campos com o mesmo tamanho. Desde então, foram realizadas vistorias para conhecer a realidade dos gramados, e já neste mês serão utilizados topógrafos e agrônomos para que a padronização seja estabelecida corretamente.
A iniciativa de R$ 2,2 milhões que será investido só foi possível graças ao Fundo de Legado da Copa do Mundo para o Brasil, e terá continuidade até 2018.
A fim de ajudar na manutenção, a CBF anunciou que fará doações de cortadores de grama e outros objetos que sejam necessários no cotidiano. Todos os 43 estádios já foram devidamente avaliados pela empresa contratada para o serviço.
Fonte: ESPN