O mercado sul-americano tem se tornado cada vez mais atrativo para os clubes brasileiros. E para o Vasco não tem sido diferente. Nos últimos anos, uma crescente onda de gringos tem aportado em São Januário. Prova disso é a importância de Martín Silva e Guiñazu no atual elenco vascaíno.
Apesar do aumento no número de estrangeiros no clube, a Colômbia nunca foi um país bem explorado pelas diretorias cruz-maltinas, mesmo com o sucesso de sua seleção nacional na década de 90 e na última Copa do Mundo. Asprilla, Aristizábal e Rincón, por exemplo, foram alguns dos colombianos que brilharam no país, mas bem distantes da Colina Histórica.
O primeiro conterrâneo de Valderrama a vestir a camisa vascaína foi o atacante Martín Garcia, em 2007. Porém, sua passagem pelo clube durou menos de três meses, quando acabou se transferindo para o Necaxa, do México.
Seis anos depois, foi a vez de Montoya chegar ao Vasco, cercado de expectativas, porém, não correspondidas até o momento. Dois anos após sua vinda para o Rio, o meia-atacante sequer tem ficado no banco de reservas do time comandado por Doriva.
Agora, Duvier Riascos é a nova aposta colombiana do clube, apenas a terceira da história. Será que agora vinga?
Veja o desempenho de Martín Garcia e Santiago Montoya pelo Vasco:
MARTÍN GARCIA
9 jogos
3 gols marcados
3 vitórias
2 empates
4 derrotas
SANTIAGO MONTOYA
53 jogos
4 gols marcados
21 vitórias
19 empates
13 derrotas
Fonte LANCENET! Blog do Garone