Nada de sonequinha pós-almoço e muito menos videogame até altas horas. Com uma partida matinal pela frente neste domingo, o Vasco montou uma logística totalmente especial para que os jogadores estejam acordados e bem dispostos contra o Figueirense, às 11h, em Florianópolis (SC).
A partida, válida pelo Campeonato Brasileiro, é a segunda que será experimentada neste horário. Na primeira rodada, Grêmio e Ponte Preta acordaram mais cedo para se enfrentar.
Neste sábado, o Cruzmaltino treina pela manhã em Florianópolis e, em seguida, cumprirá à risca o que ficou determinado. No almoço, encontrarão alimentos específicos que os mantenham acordados durante a tarde. O tradicional sono na concentração após a refeição está terminantemente proibido, objetivando que os atletas durmam cedo à noite.
Coordenador científico do Vasco, o fisiologista Alex Evangelista é o responsável por organizar e reunir todas as estratégias das diferentes áreas do clube para a partida. Uma logística de integração foi feita entre a nutrição, a psicologia, a fisioterapia, a fisiologia e a preparação física, num conceito que já é feito desde o início do ano através do centro de saúde CAPRRES (Centro Avançado de Prevenção, Recuperação e Rendimento Esportivo).
“Iremos montar uma estratégia logística. Nela, o atleta terá que dormir cedo no sábado para acordar cedo no domingo, até porque ele precisará se alimentar mais cedo para fazer uma boa preparação para o jogo. Se a alimentação for errada, no momento errado, o atleta irá sentir mais fadiga durante a partida”, declarou Alex Evangelista, destacando que cálculos foram feitos para os jogadores atingirem os picos de insulina e carboidrato exatamente na hora do jogo.
Sabe-se que o horário do café da manhã será antecipado em duas horas em comparação ao que é realizado habitualmente em dias de partidas à tarde ou à noite. Desta vez, a refeição acontecerá às 7h30 e será rica em carboidratos, como pães, cereais, torradas, entre outros.
Jogadores que têm dificuldades para dormir cedo estão tendo uma atenção especial da psicóloga Maíra Ruas desde o início da semana.
“Cada situação de risco foi analisada: como vamos nos alimentar, como vamos dormir, como vamos nos comportar no hotel, que horas o vídeo do adversário vai ser apresentado, e que horas iremos acordar no dia do jogo. Não seremos pegos de surpresa. Todos estão preparados”, garantiu o fisiologista.
Veja abaixo os próximos jogos que acontecerão às 11h:
24/5 – Palmeiras x Goiás (Allianz Parque) – 3ª rodada
31/5 – Santos x Sport (Vila Belmiro) – 4ª rodada
7/6 – Internacional x Coritiba (Beira-Rio) – 6ª rodada
14/6 – Ponte Preta x Goiás (Moisés Lucarelli) – 7ª rodada
21/6 – Cruzeiro x Chapecoense (Mineirão) – 8ª rodada
28/6 – Atlético-MG x Joinville (Independência) – 9ª rodada
Fonte: UOL Esporte