A Copa do Mundo de 1998 não resultou em muitas lembranças boas para o Brasil. Mas, desde aquela época, a amizade entre Edmundo e Doriva se faz presente. O ex-volante, conquistou jogadores e torcida do Vasco na curta história no Vasco. Mesmo clube em que o ex-atacante, hoje comentarista, se tornou ídolo. Apesar de se considerar “suspeito”, o Animal, em entrevista exclusiva ao LANCE! credita ao comandante da equipe cruz-maltina o título do Campeonato Carioca recém conquistado.
– Sou suspeito porque sou amigo do Doriva. Fomos companheiros de quarto na Copa, tenho respeito e admiração muito grande. Mas como é para falar do profissional não tem problema. Confesso que não o conhecia como técnico, mas me surpreendeu bastante em alguns jogos que ele venceu entrando com um time mais defensivo. Agora, no segundo jogo da final, quando tinha vantagem e achavam que ia de três volantes, esperar, ele entrou com três atacantes, criou e saiu na frente no placar, aumentou a vantagem. É difícil falar, mas tenho que falar só coisa boa – analisa.
Com o feito do último domingo, o comandante cruz-maltino se tornou o primeiro técnico a ser campeão dos estaduais de Rio e São Paulo de forma seguida. Isso eleva os méritos do treinador, segundo Edmundo, que venceu ambos, nas épocas de Gigante da Colina e Palmeiras.
– Quem acompanha o dia a dia pode falar com mais propriedade, mas não é fácil ser campeão paulista e carioca. Eu fui, e não é fácil, principalmente sem ser favorito, como ele foi por Ituano e Vasco. E tem muito o dedo do treinador jogadores que não são sensacionais jogarem campeonatos exemplares como muitos fizeram – acrescenta.
O Campeonato Brasileiro começa, para o time de São Januário, neste domingo. O torcedor cruz-maltino, porém, já está mais aliviado. Dentre os torcedores, Edmundo não se isenta, por mais que tenha ido ao Maracanã, no fim de semana passado, para trabalhar…
– O torcedor estava precisando dessa vitória. É um torcedor apaixonado, maravilhoso e que mereceu essa conquista. Jogadores, como falei, que não dávamos muita coisa por eles, mas cresceram, se superaram e fizeram com que nós, vascaínos, saíssemos orgulhosos do Maracanã. Fui para trabalhar, mas acabei torcendo, não tem jeito – confessa.
BATE-BOLA COM EDMUNDO
Quais os principais méritos do Vasco para alcançar o título?
– Com a dificuldade que o Vasco teve na Série B, mais a saída de jogadores como Douglas e Kléber, era uma incógnita o campeonato que o Vasco poderia fazer, assim como o Botafogo. Fluminense e Flamengo eram os principais favoritos, mas foi uma campanha impecável. Fora um jogo ou outro, o time ganhou com propriedade e ganhou de todos. Às vezes uma equipe passa um campeonato inteiro sem ganhar dos principais rivais, mas o Vasco ganhou do Flamengo, ganhou do Fluminense e ganhou do Botafogo. Jogou com muita garra e propriedade, fez por merecer.
Quem foram os destaques na campanha?
A dupla de zaga, Rodrigo e Luan. Eles foram sensacionais, além do Guiñazú. Mas todos os jogadores foram bem, além do Doriva.
O que este Campeonato Carioca teve de diferente?
– Depois de 40 anos acompanhando o Estadual, foi a primeira vez em que os times puderam se preparar melhor. Foi o benefício que os times grandes tiveram, tirando a vantagem física que os pequenos tinham por começar bem antes a preparação.
Fonte: LANCENET!