Vasco é o clube do Rio com mais títulos expressivos nos últimos 20 anos

A verdade tem várias faces, tudo depende do ângulo que se olha. Mas pelo lado vascaíno, nos últimos anos, quem tem visto?
Vasco campeão carioca 2015 (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)
 
O Vasco é o clube do Rio que conquistou mais títulos expressivos nas últimas duas décadas. ‘-Mas como assim?!’. ‘-E o jejum?’. ‘-E o vice?’. ‘-E os rebaixamentos?’. Fragmentos da história que teimam em te vender como verdade única. Não é.
 
Que o século XXI não tem sido à altura do Gigante, ninguém duvida. E ninguém melhor que o vascaíno para reconhecer isso. Dois cariocas e uma Copa do Brasil em 14 anos é muito pouco.
 
Mas por que a linha de corte começa em 2001? Por que as estatísticas teimam em não voltar alguns poucos anos antes para ser contada? Por que o período de análise é sempre pós a era mais vitoriosa da história do Cruz-Maltino?
 
Em quatro anos, o Vasco venceu mais títulos expressivos que todos os seus rivais do Rio em 20 temporadas. Duvida? Te mostro na tabela abaixo. Depois, parece ter tirado uma década para descansar. Faltou logística ao Cruz-Maltino. Se tivesse espalhado melhor estas taças, o sofrimento certamente teria sido menor.
 
Imaginem se tivesse sido assim: campeão brasileiro em 98, do Rio-SP em 2000, da Libertadores em 2003, brasileiro novamente em 2005, Carioca em 2008, Sul-Americana – antiga Mercosul – 2010, Copa do Brasil 2013 e Carioca 2015. Mesmos títulos, mas em anos diferentes. Melhorou, certo?
 
Se o Vasco fosse ao nutricionista, a primeira dica que receberia seria: coma menos, porém mais vezes. Ou seja, ao invés de encher a pança ganhando tudo em 4 anos, se alimente aos poucos, mas com a mesma qualidade. Assim o corpo não reclama.
 
Vamos aos números? Para facilitar, pontuei cada campeonato – os sete principais -, afim de analisarmos a relevância da conquista e não apenas o número de taças. De janeiro de 95 pra cá, a disputa fica assim:
estat certo rio 20
 
E aí, quem é o vice?
 
Saudações vascaínas! /+/
 
Fonte: Blog do Garone

 
Notícia anteriorDoriva inicia planejamento para o Brasileiro na tarde desta 2ª-feira com a diretoria
Próxima NotíciaArtilheiro no avião: Gilberto festeja título do Vasco a caminho de casa