Eder Luis tem sua volta muito bem encaminhada para o Vasco. O jogador pertence ao clube e, segundo LANCE! apurou, já está treinou em São Januário, nesta segunda-feira. O atacante vem de uma cirurgia no joelho direito, realizada no início de 2014, onde recebeu um enxerto de menisco vindo de um cadáver. O fisioterapeuta Fábio Marcelo, que tratou o atacante durante quatro meses, afirmou que, em condições normais, Eder Luis pode voltar até melhor do que antigamente.
– A chance dele ter uma condição até melhor do que ele tinha, é muito maior. Sem contar idade, tempo de recuperação. Estou falando que, nas condições normais de temperatura e pressão, no aspecto clínico, ele pode voltar a jogar um futebol de alto nível e ter um desempenho até acima do que ele já tinha – afirmou Fábio.
EXPLICANDO A RECUPERAÇÃO
Em 2014, Eder Luis estava emprestado ao Al Nasr (EAU). Entretanto, o atacante só participou de 21 jogos pelo clube, antes da lesão. A recuperação da cirurgia, em que o paciente recebe o menisco de uma pessoa morta, pouco realizada no Brasil por conta da falta de banco de doadores, é de seis meses a um ano. Porém, Eder Luis ficou cinco meses sem tratar o ocorrido de forma correta, o que atrasou sua volta.
– Depois da cirurgia, ele tratou por cinco meses em outro local, mas, quando ele chegou pra mim, ele nem esticava e nem dobrava a perna toda. Ele só conseguia fazer o movimento de 80º. Em quatro meses, conseguimos evoluir isso para 135º e ele já tinha um bom movimento. Em seguida, ele foi realizar uma revisão na Itália, local que ele operou e o médico disse que ele já poderia voltar a jogar – explicou.
QUASE PRONTO
Após voltar da Itália, Eder Luis voltou a procurar o fisioterapeuta Fábio Marcelo. O profissional percebeu que o atacante ainda sentia dores e que ainda precisava eliminar, em termos médicos, uma fibrose por conta da má recuperação feita, nos primeiros cinco meses.
– O médico disse que estava ok, mas a gente observou que ele precisava de algo mais. Ele precisava fazer uma limpeza no local para ter um joelho sem dores, mais articulado. Então ele fez uma cirurgia chamada toalete articular, para conseguir eliminar a fibrose que ficou no joelho. Desta forma, ele poderia voltar a ganhar massa muscular. Mesmo com os cinco primeiros meses prejudicados, o Eder Luis evoluiu muito bem. Tenho certeza que vai dar tudo certo para ele – finalizou.
Prestes a voltar ao Vasco, Eder Luis atuava com 30% do menisco desde 2002, quando tinha apenas 17 anos. Com a cirurgia, fica a dúvida sobre as reais condições que o jogador tem para ajudar o Cruz-Maltino no restante da temporada. No clube de São Januário, o jogador foi crucial no título da Copa do Brasil, em 2011. Ele tem contrato até o fim de 2016.
Fonte: LANCENET!