Vasco nunca venceu o rival em decisões estaduais, enquanto nenhum time da Série B foi campeão carioca

Botafogo e Vasco brigam pela taça do Carioca de 2015 (Foto: Wagner Meier / LANCE!Press)
O ditado popular diz que “tabus existem para serem quebrados”. E ao último apito da segunda partida da final do Campeonato Carioca, pelo menos uma das escritas que cercam a decisão será extinta. Se a taça for para General Severiano, o Botafogo será o primeiro clube carioca a conquistar o Estadual num ano em que irá disputar uma divisão inferior, como a Série B. Caso ela vá para São Januário, o Vasco acabará com o jejum de nunca ter derrotado o rival numa final da competição.
Desde a criação do torneio estadual, em 1906, Botafogo e Vasco chegaram juntos à final apenas duas vezes: 1990 e 1997. Em outras duas oportunidades, nos anos de 1948 e 1968, eles jogaram pela última rodada disputando o título, mas não era uma final propriamente dita.
Por outro lado, nunca uma equipe carioca que esteve nas divisões inferiores do futebol nacional foi campeã do estado. Em 1998 e 1999, quando o Fluminense esteve nas Série B e C, respectivamente, os campeões foram Vasco e Flamengo. Quatro anos depois, com o Alvinegro na B, o Vasco foi novamente campeão carioca – pela última vez, inclusive. E em 2009 e 2014, anos em que o Cruz-Maltino militou na Segundona, o Rubro-Negro foi o campeão do Estadual.
Em ambos os times, os jogadores sabem das dificuldades que encontrarão para empurrar a zica para o outro lado.
– Jogar um clássico sempre é muito difícil, ainda mais contra o Vasco. Temos que ter muita disposição para alcançar o nosso objetivo de conquistar o título – afirmou Bill, do Botafogo, que teve as palavras endossadas pelo zagueiro Rodrigo, do Vasco:
– Já jogamos contra eles e tivemos dificuldades, da mesma forma que eles também tiveram. Será importante não levar a vantagem deles (de poder empatar os dois jogos para ser campeão) para o segundo jogo.
Como o encontro das duas equipes é o “Clássico da Amizade”, a rivalidade não chega a ir muito para o lado da violência. E os vencedores terão bons motivos para aproveitarem o clima amistoso do duelo e brincarem com a permanência de um tabu durante mais um bom tempo.
VASCO SÓ LEVOU A MELHOR EM DUAS FINAIS
Para o Vasco, enfrentar o Botafogo em decisão não é sinônimo de tranquilidade. Em toda a história do confronto, o Cruz-Maltino só foi campeão em cima do rival em duas oportunidades: na Taça Guanabara 1965 e na Taça Guanabara 1977. A primeira, entretanto, sequer fazia parte do Campeonato Carioca. Já a segunda representava o primeiro turno do Estadual. Nenhuma das duas, porém, foi válida por uma final, já que na época a competição era disputada no sistema de pontos corridos. Por uma coincidência na tabela, os dois se enfrentaram na última rodada com chance de ficar com o título.
Por conta da fórmula de disputa em pontos corridos, a primeira final, de fato, entre Botafogo e Vasco aconteceu em 1990, quando o Glorioso venceu por 1 a 0 e foi campeão. Depois disso, as duas equipes se reencontraram em diversas decisões, todas com vitória alvinegra: Taça Guanabara 1997, Campeonato Carioca 1997, Taça Guanabara 2010, Taça Rio 2012 e Taça Guanabara 2013.
Sendo assim, se o Vasco se tornar campeão, será a primeira vitória em uma final de um torneio importante sobre o Botafogo. Além destas, as equipes também se enfrentaram em decisões dos já extintos Torneio Início, em 1932 (vitória do Vasco), 1945 (vitória do Vasco), 1977 (vitória do Botafogo) e Torneio Erasmo Martins Pedro, em 1973 (vitória do Vasco).
DECISÕES
Campeonato Carioca 1948 – A fórmula de disputa era por pontos corridos, mas, por uma coincidência da tabela, as duas equipes se enfrentaram na última rodada dividindo a liderança. O Botafogo venceu por 3 a 1 e foi campeão.
Campeonato Carioca 1968 – A fórmula de disputa também era por pontos corridos, e novamente uma coincidência da tabela confrontou as duas equipes, na última rodada, com chance de título. Mais uma vitória do Bota, desta vez por goleada: 4 a 0.
Campeonato Carioca 1990 – Pela primeira vez as equipes se enfrentaram em uma final, de fato. O Botafogo venceu por 1 a 0 e se sagrou campeão, mas o Vasco apontou um erro no regulamento e deu volta olímpica com uma caravela. À toa.
Campeonato Carioca 1997 – A última final de estadual disputada entre os dois, há 18 anos, também teve vitória do Botafogo. Com um gol de Dimba já no segundo tempo, o Alvinegro conquistou o quarto título em decisões de Carioca sobre o rival.
OUTRAS FINAIS
Taça Guanabara 1965 – Vasco 2 x 0 Botafogo (5/9/65)
Taça Guanabara 1977 – Vasco 2 x 0 Botafogo (29/5/77)
Taça Guanabara 1997 – Botafogo 1 x 0 Vasco (30/3/97)
Taça Guanabara 2010 – Botafogo 2 x 0 Vasco (21/2/10)
Taça Rio 2012 – Botafogo 3 x 1 Vasco (29/4/12)
Taça Guanabara 2013 – Botafogo 1 x 0 Vasco (10/3/13)
PARA O FOGÃO QUEBRAR O TABU!
1998 – O Fluminense disputou a Série B do Brasileirão, foi rebaixado, e não conquistou o título estadual, que foi parar em São Januário, após um campeonato polêmico e marcado por vários W.O.
1999 – Na Série C, o Flu seguiu em branco no Estadual. O campeão foi o Flamengo, após gol de Rodrigo Mendes, na final contra o Vasco.
2003 – Foi a vez de o Botafogo conhecer a Série B. Numa campanha difícil e épica para os alvinegros, a equipe voltou à elite nacional, mas o título estadual ficou com o Vasco.
2009 – Com o Vasco conhecendo a Série B pela primeira vez, o Flamengo foi o campeão carioca, em cima do Botafogo.
2014 – O Vasco novamente estava na Segundona, e o Rubro-Negro foi campeão estadual em final polêmica contra o próprio Cruz-Maltino.
NADA DE JEJUM NEGATIVO PARA O VASCO
Primeira ‘seca’ – Entre 1936 e 1945 o Vasco ficou nove anos sem conquistar o Campeonato Carioca. O jejum terminou já com o Expresso da Vitória, histórico time do Vasco durante a década de 1940.
O grande tabu – De 1958 a 1970, o Vasco também não conquistou nenhum título do Campeonato Carioca. Este é, junto com o atual, o maior jejum da história do clube na competição estadual. Com gols de Gilson Nunes e Moisés, contra, a vitória sobre o já eliminado Botafogo encerrou o longo jejum vascaíno jejum, em 1970.
Vai bater o recorde negativo? – Se o Vasco não vencer o Carioca deste ano, alcançará o maior período sem títulos estaduais. O último foi em 2003, quando bateu o Flu. De lá para cá, passaram-se 12 anos e o Vasco chegou à final em duas oportunidades, 2004 e 2014, ambas vencidas pelo Flamengo.