O atacante Gilberto, do Vasco, receberá nos próximos dias uma intimação para prestar depoimento na 2ª Promotoria do Consumidor da Capital, do Rio de Janeiro. O motivo do interrogatório é tirar dúvidas acerca da escalação do meia Héverton que provocou a queda da Portuguesa para a segunda divisão, em 2013.
O atacante terá de explicar as declarações dadas à imprensa durante a coletiva de apresentação no Vasco, em fevereiro. Na ocasião, ele insinuou que pessoas da Portuguesa queriam que ele jogasse mesmo sem condições. Gilberto fazia parte do time da Lusa em 2013, quando o fato ocorreu.
“Antes do último jogo, os caras ficaram me segurando. Eu tinha que viajar para acertar (com o Toronto) e eles dizendo que eu ia ter condição de jogo. Eu falei que não teria. Aí comentei que tinha alguma coisa errada e fui embora”, disse na apresentação .
O pedido para ouví-lo é do promotor Roberto Senise, da 5ª Promotoria de Justiça do Consumidor de São Paulo, que apura as responsabilidades civis do rebaixamento da Portuguesa. O promotor quer saber as razões do jogador em ter omitido esta informação por tanto tempo e o que ocorreu, de fato, no clube.
No Campeonato Brasileiro de 2013 a Portuguesa foi punida com perda de 4 pontos por ter escalado o meia Héverton contra o Grêmio, na 38ª rodada do Brasileiro daquele ano sem condições de jogo. O departamento de futebol do clube alegou erro de informação sobre a situação do jogador, repassado pelo advogado. A perda dos 4 pontos fez o clube paulista cair para a segunda divisão.
Fonte: ESPN.com.br