Por conta da mudança de diretoria e indefinições na base, o clube preferiu ficar fora do Campeonato Brasileiro Sub-20, que está sendo disputado no Rio Grande do Sul. O coordenador Mauro Galvão também ganhou férias em dezembro. Tanto ele quanto Sorato não devem ser aproveitados pelo clube. A nova diretoria da base é formada por Álvaro Miranda, filho de Eurico, Isaías Tinoco e Nilson Gonçalves.
A tendência é que Rodney seja utilizado apenas na Copinha. A ideia partiu do próprio Álvaro, que considera o treinador um homem de confiança dele para uma competição que será usada como laboratório neste início de trabalho. Ele já trabalhou no Cruz-Maltino no outro mandato de Eurico Miranda e tem no currículo passagens pelo profissional do Duque de Caxias, em 2011, e diversos trabalhos nos juniores de outros clubes.
A ideia da comissão técnica é levar alguns jogadores do time sub-17 para a Copinha. Entre eles, o meia Evander, destaque da categoria e presença constante na Seleção Brasileira. Caso seja convocado para o Sul-Americano, o garoto pode a acabar ficando fora. Ainda assim, o clube pode tentar a liberação junto à CBF.