Basquete: Dirigente das maiores conquistas do Vasco, Fernando Lima comemora ressurgimento do basquete vascaíno

Recentemente, o Vasco conquistou o Torneio Carioca de Basquetebol Adulto, categoria que o clube não disputava há 7 anos. E quem marcou presença na grande decisão, foi o ilustre e um dos maiores dirigentes que o Departamento de Quadra e Salão do Vasco teve: Fernando Lima. 
 
Fernando foi o vice-presidente na época mais gloriosa do basquete vascaíno, no período de 1997 até 2001, quando conquistou praticamente tudo o que disputou, inclusive dois Brasileiros, dois Sul-Americanos e o Mundial da FIBA, sem contar que foi a primeira equipe a disputar uma partida oficial contra um time da NBA, o San Antonio Spurs. 
 
O dirigente elogiou a diretoria e os responsáveis pelo atual momento do basquete do Vasco, ressaltando que acima do dinheiro, é necessário ter vontade para poder fazer acontecer: 
 
– Eu digo uma coisa que é assim: você para fazer esporte olímpico, você precisa de dinheiro, mas antes de tudo, precisa ter vontade política de fazê-lo. É um esporte que não é muito divulgado, não dá tanta projeção, só depois que você faz que atinge a projeção. Por exemplo, aquela equipe do Vasco que chegou a conquistar o mundo, teve uma enorme projeção. Mas aquilo tudo teve muita vontade, planejamento para fazer. Dei os parabéns ao Peralta (VP Geral), ao Chiquinho (Francisco Vilanova, diretor de basquete), porque é muito difícil botar a cara num esporte que o nosso rival gasta tanto e tentar começar alguma coisa. 
 
Para Fernando, esse é o momento de começar a reerguer o basquetebol do Vasco da Gama, e explicou os principais motivos que ele leva a crer que é possível sim esse resgate: 
 
– Eu acho sim que é um começo. Estamos em um período eleitoral, espero que o grupo que ganhe, mantenha a vontade de fazer e enfim, não importa se no primeiro ano a gente não vai conseguir ganhar do nosso rival, não importa. O importante é que você tenha objetivo, tenha vontade, não esmoreça, vai chegar a hora, que com competência a gente faz. Porque aquela turma toda que deixamos de treinadores, Christiano, Brasília, eles sabem como fazer, sabem como preparar. É só a diretoria ter vontade, ter afinco, que a gente consegue fazer. 
 
Bastante feliz, o dirigente falou com emoção ao ver jogadores que foram revelados no clube, agora tendo sucesso também na equipe adulta: 
 
– Eu estou muito feliz com o que aconteceu, estou muito feliz em ver o Marcellus, um jogador criado no Vasco; Ricardinho que eu trouxe do Botafogo ainda no infanto-juvenil, passou uma fase vitoriosa toda, teve o Brasília como técnico. Chega a me emocionar, fiquei muito satisfeito. O Vasco está de parabéns!
 
Jones sendo abraçado por Fernando Lima após a entrega da medalha de ouro. Dirigente foi VP de Quadra e Salão quando o jogador atuava na base do clube.
Jones sendo abraçado por Fernando Lima após a entrega da medalha de ouro.
Dirigente foi VP de Quadra e Salão quando o jogador atuava na base do clube.
Fernando Lima foi responsável pela montagem das maiores equipes de basquetebol da história do Vasco.
Fernando Lima foi responsável pela montagem das maiores equipes de basquetebol da história do Vasco.
Time do Vasco
Além de grande dirigente, Fernando Lima também foi campeão pelo Vasco como jogador. Na foto acima, o time campeão Estadual de 1976:
De pé: Luizinho, Manteiga, Celso, Marvin, Boleta, Fernando Lima e José Pereira (Técnico).
Agachados: Banana, Luiz Brasília, Hércules, Irã, Miguel Ângelo da Luz e Byra Bello.
 
 
Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes
Notícia anteriorFutsal Base: Sub-11 vence Urubu dentro da Gávea pelo Carioca; Sub-13 perde
Próxima NotíciaPara Antônio Lopes, Dunga não era o nome ideal para ser o técnico da Seleção Brasileira