Palmeiras x Vasco se enfrentam na noite deste domingo (12), às 19h (horário de Brasília), no Allianz Parque, em partida válida pela 18ª rodada do Brasileirão. Os dois times estão dando pesos diferentes a competição. O foco alviverde está voltado ao mata-mata da Copa do Brasil, enquanto que o time cruzmaltino busca a reabilitação na única competição que lhe resta até o fim da temporada.
Embora o Palmeiras ocupe sexta colocação do Brasileirão, para muitos a campanha está aquém do esperado, levando em conta os fortes investimentos feitos nesta temporada. A equipe tem oito pontos de desvantagem em relação ao líder São Paulo, que passou por reformulação nos últimos meses com saídas e chegadas de jogadores.
Para encarar o Vasco, o técnico Felipão deve apostar numa base considerada reserva. Dos atletas considerados titulares, apenas o goleiro Weverton deve começar jogando.
A escalação não foi definida. O treinador deve levar a campo o time no 4-2-3-1, com algumas novidades: as estreias dos zagueiros Gustavo Gomez, recém-contratado, e Pedrão, jovem revelação da base. Esse último, que tem a polivalência como uma das características, deve ser improvisado como segundo volante. O zagueiro uruguaio Nico Freire também pode fazer a sua estreia.
O Verdão deve ter Artur e Gustavo Scarpa nas pontas, Lucas Lima como armador central e Deyverson na referência do ataque. Resta saber como será a postura palmeirense no primeiro jogo de Felipão no Allianz Parque, se vai esperar o adversário ou se propor as ações ofensivas desde o primeiro minuto.
A provável escalação do Palmeiras tem: Weverton; Jean, Luan, Gustavo Gómez (Nico Freire) e Victor Luis; Thiago Santos e Pedrão; Artur, Lucas Lima e Gustavo Scarpa; Deyverson.
14º colocado, com 19 pontos ganhos, e dois jogos a menos que os concorrentes, o Vasco vem de duas derrotas seguidas no Brasileirão e se sofrer novo revés pode terminar o final de semana no Z-4, caso Chapecoense, Vitória e Santos, vençam, respectivamente Corinthians, Grêmio e Atlético-MG.
Na última quinta-feira, o Gigante da Colina fez jogo desgastante contra a LDU, em São Januário. Venceu por 1 a 0, mas foi eliminado na segunda fase da Copa Sul-Americana. O objetivo traçado pela comissão técnica até o final da temporada é terminar o Brasileirão no G-6 e obter vaga na Libertadores 2019.
O técnico Jorginho tem problemas para escalar o sistema defensivo, o principal ponto fraco no ano. O zagueiro Luiz Gustavo, que tem sido improvisado na lateral direita, cumpre suspensão pelo terceiro amarelo. A tendência é que Rafael Galhardo seja o substituto.
Breno e Oswaldo Henríquez foram substituídos contra a LDU devido a diferentes problemas médicos e foram vetados. O zagueiro Leandro Castán deve fazer a sua estreia com a camisa cruzmaltina e formar dupla com o jovem Ricardo Graça.
Jorginho deve manter o esquema 4-2-3-1, apostando no artilheiro Yago Pikachu aberto pelo lado direito da linha de três, Giovanni Augusto por dentro, Thiago Galhardo aberto pela esquerda e o estreante Maxi López centralizado no ataque.
A provável escalação do Vasco tem: Martin Silva; Rafael Galhardo, Ricardo Graça, Leandro Castán e Ramon; Leandro Desábato e Andrey; Yago Pikachu, Giovanni Augusto e Thiago Galhardo; Maxi López.
Fonte: Torcedores.com