Empurrar a bola para o fundo das redes sempre foi uma vocação do Vasco da Gama. Não é à toa que Roberto Dinamite, Romário e Edmundo, os três maiores goleadores da história do Campeonato Brasileiro, foram revelados em São Januário. Além deles, outros atletas com vocação artilheira despontaram na Colina Histórica, casos, por exemplo, de Ademir Menezes, Sorato e Valdir Bigode.
Contratado em 2016 após se destacar com a camisa do Paysandu na temporada anterior, o paraense brilhou no triunfo vascaíno sobre o Sport Recife no último sábado (09/06). O camisa 22 marcou duas vezes, chegou ao quinto gol no torneio nacional e ficou a apenas um de igualar Pedro, do Fluminense, e Roger Guedes, do Atlético Mineiro. Ambos já anotaram seis tentos até aqui.
Os gols feitos diante do Leão Pernambucano fizeram com que Yago Pikachu se isolasse ainda mais no ranking de goleadores do Vasco da Gama em 2018. O polivalente jogador já empurrou a bola para o fundo das redes 13 vezes, número superior ao de Nenê na última temporada. O meio-campo, não custa lembrar, foi o artilheiro cruzmaltino no ano passado com 11 gols.

Pikachu festeja um dos gols marcados ao lado de Andrey- Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Com 120 partidas disputadas pelo Gigante da Colina, Yago Pikachu se tornou o quarto maior lateral artilheiro da história vascaína. O paraense já marcou 22 gols pelo time de São Januário, ficando atrás apenas de Felipe ( 33 gols entre 1996 e 2002), Orlando (31 gols entre 1976 e 1981) e Pimentel (24 gols entre 1991 e 1997). O camisa 22, não custa lembrar, é o maior lateral-direito-artilheiro do Vasco no Século 21.
– O gol é importante, sempre bom é balançar as redes, mas o coletivo vem acima de qualquer objetivo individual. Hoje, graças a Deus, conseguimos uma vitória suada, novamente com um gol no final. Ficamos a partida quase toda na frente do placar e não seria justo não sairmos daqui os três pontos. Prevaleceu a entrega de todo mundo. Ela foi fundamental para a conquista dessa vitória tão importante. Demonstramos esse espírito também no jogo contra o Cruzeiro, fora de casa. Essa postura tem que ser a nossa daqui para frente. Iremos atingir nossos objetivos se tivermos essa regularidade – afirmou Yago Pikachu após a partida contra o Sport Recife.