Não são apenas os clubes que estão em pré-temporada para a temporada 2016. No Rio de Janeiro, a Ferj (federação carioca de futebol) organizou um período de preparação, na cidade de Saquarema, para 66 profissionais, entre auxiliares e juízes, que participarão do Campeonato Carioca. Entre os escalados para ajudar a capacitar a arbitragem carioca está o colombiano Oscar Ruiz, ex-árbitro com três Copas do Mundo, final de Copa América (1999) e inúmeros jogos da Taça Libertadores no currículo. O objetivo é acabar com as dúvidas na regrado esporte e melhorar o condicionamento físico.
Em 2015, a Confederação Brasileira de Futebol registrou um aumento na reprovação de árbitros e assistentes nos testes físicos da Fifa. Mais de 16% dos profissionais não foram aprovados nas provas aplicadas pela CBF, enquanto no ano anterior o índice era de apenas 9%. Para Oscar Ruiz, o condicionamento dos juízes e dos seus auxiliares precisa ser tratado como prioridade, já que o esporte está cada vez mais rápido e os erros ficam mais visíveis com tantas câmeras dentro dos estádios de futebol.
– Não é possível comparar o Mundial de 70 com o Mundial de agora no Brasil. O futebol mudou, está mais rápido, assim como a bola. Os jogadores estão mais jovens. Tudo mais rápido (…). Além disso, são muitas câmeras em campo – disse ao “SporTV News”.
Presidente da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro, Jorge Rabello destacou a importância de esclarecer as recomendações da Fifa na marcação de pênaltis. Depois da Copa do Mundo de 2014, a entidade máxima do futebol mundial cobrou maior rigor na avaliação deste tipo de lance e, desde então, houve um aumento de pênaltis marcados em decorrência de toques na mão dentro da área.
– A comunicação foi falha. A grande verdade é que a regra não mudou. A essência da regra fala que é preciso observar a intenção, o movimento da bola, a velocidade e a distância para mão na bola. Essa regra continua. Obviamente, a Fifa, através do seu comitê de arbitragem, colocou interpretações e houve muita turbulência e desinformação.
O Campeonato Carioca começa no dia 30 de janeiro, com Flamengo e Botafogo. O Rubro-Negro enfrenta o Boavista, sem local definido, já o Alvinegro joga contra o Bangu, me Moça Bonita. Vasco e Fluminense entram em campo no dia seguinte. O atual campeão recebe o Madureira, em São Januário. O Tricolor das Laranjeiras vai a Volta Redonda enfrentar os donos da casa, no estádio Raulino de Oliveira.
Fonte: SPORTV