Com desafios, Eurico Miranda será empossado na presidência nesta terça

Eleições do Vasco - Eurico Miranda (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)

 

Eleito presidente do Vasco no dia 11 de novembro em votação recorde, Eurico Miranda será empossado no cargo nesta noite, às 21h, em cerimônia de gala na sede náutica da Lagoa. Após seis anos, o dirigente retorna ao cargo que ocupou entre 2001 e 2008, e terá como principais desafios o trabalho com baixo orçamento – principalmente no futebol – e o cumprimento da principal proposta dele: resgatar o respeito ao clube.

A cerimônia desta noite, entretanto, será apenas uma solenidade. Afinal, estatutariamente, Eurico Miranda e os demais membros de cargos eleitos já assumiram ontem. Membros do grupo político já começaram a fazer algumas mudanças em São Januário e diversos partidários do mandatário estiveram no clube, algo que será constante a partir desta semana.

Apesar disto, o trabalho da nova gestão só terá mais força externa amanhã, quando devem começar as negociações no futebol, por exemplo. São vários os jogadores com contrato acabando no fim do ano, assim como Joel Santana. Membros do grupo político evitam falar sobre o futuro do futebol, mas a tendência é que o treinador não permaneça, muito pelo salário que recebe, cerca de R$ 200 mil.

A nova diretoria também pretende fazer algumas mudanças o mais brevemente possível em São Januário. Entre as principais está a reforma da quadra, que atualmente está inutilizada e tem problemas no piso e na cobertura. Sobre o parque aquático ainda será estudado e analisado o quanto terá de ser gasto, pois precisa de reforma total.

A cerimônia será aberta às 21h pelo presidente do Conselho Deliberativo, Luis Manuel Fernandes. Será ele que dará a posse a Eurico e aos dois vices eleitos, Fernando Horta e Silvio Godoi. Logo em seguida, serão apresentados todos os vice presidentes nomeados (confira os prováveis nomes ao lado). Após um breve discurso do presidente, haverá um banquete para todos os convidados na sede para comemorar a posse oficial de Eurico.

DIFICULDADE PARA VICE DE FINANÇAS

Praticamente todos os cargos de vice presidentes já estão definidos (veja o quadro ao lado), mas o presidente Eurico Miranda vem encontrando uma certa resistência para o departamento financeiro. Segundo o LANCE!Net apurou, dois nomes foram convidados para a pasta, mas ambos negaram pois sabem o tamanho do problema que vão encontrar, já que o clube vive enorme dificuldade financeira. Exemplo disso é que os últimos quatro balanços financeiros foram reprovados.

O atual vice de finanças, Jayme Lisboa, pediu para permanecer no cargo, mas não agrada muito. Se ninguém aceitar, terá de ser ele.

DESAFIOS DE EURICO

Alojamentos de São Januário
Eurico fala em reaproximar a base do futebol com o time profissional. Os alojamentos de São Januário, porém, estão desativados há anos e precisam de reforma.

Colégio Vasco da Gama
Nem todos os atletas da base estudam no colégio do clube. A ideia da nova diretoria é que todos estudem no Vasco e terá de fazer pequenas reformas para isso.

Sede do Calabouço
A sede do Calabouço precisa de reforma na academia e em outros locais. Segundo alguns sócios, o local foi abandonado pela gestão de Roberto Dinamite.

Remo
Os atletas da modalidade estão com oito meses de salários atrasados. Além disso, maioria dos barcos é bastante antiga e ultrapassada para os dias de hoje.

Parque Aquático
O Parque Aquático de São Januário está em completo abandono há cerca de dois anos. As piscinas do local estão sem água e a estrutura está comprometida.

Ginásio principal
O ginásio principal de São Januário está desativado. O local não tem mais o piso de madeira e as tabelas de basquete e as traves do futebol são bem antigas.

Departamento de futebol
A nova gestão terá muitas dificuldades no futebol. Eles vão encontrar um elenco que tem 13 jogadores com contrato se encerrando no fim deste ano e outros dois que podem sair agora por cláusula no contrato, como o zagueiro Rodrigo e o atacante Kléber.

Fonte: LANCENET!

Notícia anteriorAngioni é o favorito de Eurico, mas só com redução salarial; Joel deve sair
Próxima NotíciaColunista: Palmeiras contrata Rodrigo Caetano e Bernardo será dispensado