A segunda e última fase do recadastramento será realizada entre os dias 3 de novembro e 12 de dezembro para sócios ativos sem direito a voto em 2014 por não atenderem aos pré-requisitos estatutários – Categorias pagantes (Proprietários, Patrimoniais, Gerais, Aspirantes, Vascaíno de Norte a Sul, Torcedor Vascaíno, Vascaíno de Coração, Dependentes) e não pagantes (Benfeitores Remidos, Dependentes).
Se todos os vascaínos que procuraram o clube para o recadastramento até agora tiverem a intenção de exercer seu direito de voto, é bem provável que o recorde das eleições vascaínas seja quebrado. O maior registro de votantes na eleição colocou frente a frente Antônio Soares Calçada e Eurico Miranda em 1985. Foram contabilizados 5.553 votos, com vitória de Calçada por diferença de 369 votos – o presidente de honra do clube recebeu apoio nas urnas de 2.961 sócios contra 2.592 do ex-presidente, que é novamente candidato à presidência este ano.
O aumento do número de votantes se explica principalmente pela corrida eleitoral do início de 2013, quando houve mais de três mil associações com vistas à sucessão presidencial de Roberto Dinamite. Na lista de eleitores, que serviria de base para as eleições canceladas no dia 6 de agosto, havia mais de 13 mil nomes aptos a votar. Apesar da alta participação dos associados no recadastramento, ainda não há resposta para algumas dúvidas dos sócios-eleitores. Há questionamentos após a atualização dos dados sobre o direito a voto, que não é garantido pelo comprovante de recadastramento e nem é informado pelo atendimento no clube.
Marcada para 11 de novembro, a eleição do clube tem quase 20 chapas inscritas e, até agora, sete candidatos declarados. Eduardo Nery, Eurico Miranda, Julio Brant, Nelson Rocha, Roberto Monteiro, Marcio Santos e Tadeu Correia são os nomes lançados à presidência administrativa até o momento.
Fonte: GloboEsporte.com