O depoimento do ex-diretor de comunicação do Vasco, Marcus Vinicius da Cruz Silva, à 17 DP (São Cristóvão), ao qual o LANCE! teve acesso, pode complicar a vida do ex-presidente Eurico Miranda, do 1vice-geral da atual gestão, Antonio Peralta, e de diversos membros da secretaria do Cruz-Maltino. Afinal, após deixar o clube há seis meses, foi chamado para depor e fez diversas acusações sobre a entrada em massa de sócios em abril de 2013, prática que ficou conhecida como “Mensalão”.
Marcus Vinicius, inclusive, explicou que as atitudes de Peralta, que embora seja vice de Roberto Dinamite, está apoiando Eurico Miranda na eleição deste ano, o motivaram a se desligar do clube. Durante o depoimento, acusou o dirigente de restringir seu acesso a certos documentos e de ordenar que os funcionários da secretaria fizessem plantão aos sábados no mês de abril para atenderem à “demanda” de sócios que se inscreviam.
Entretanto, segundo Marcus Vinicius, muitos destes sócios teriam sido indicados por Eurico Miranda. Em parte do depoimento, garantiu que, “em determinado dia do ano passado”, viu o candidato à presidência sentado na secretaria do clube “manuseando diversas propostas de adesão preenchidas, bem como elevada quantia em dinheiro que se encontrava na mesa”.
Ele acusou ainda Sérgio Murilo, funcionário do clube, de participar destas ações e que diversos associados tiveram a data de adesão modificada para o mês de abril. E garantiu que há uma planilha na secretaria informando a quem estariam ligados os novos sócios. No título de cada uma, as letras “E” e “R”, iniciais de dois candidatos à presidência…
A reportagem do L! tentou entrar em contato com Antonio Peralta e Sérgio Murilo, mas ambos não atenderam às ligações.
No início do ano, o candidato Nelson Rocha acionou o Ministério Público com uma queixa-crime sobre a adesão em massa dos sócios. Por isso, abriu este inquérito na 17DP. Inicialmente, o delegado Mauricio Luciano pegou o caso, mas há semanas foi transferido de delegacia e, atualmente, a delegada Bárbara Lomba está com o caso. Segundo o L! apurou, entretanto, o inquérito retornou para o MP.
CONFIRA TRECHOS DO DEPOIMENTO
“Antônio Frutuoso Peralta (…) o referido vice-presidente restringiu o acesso do declarante aos documentos referentes ao clube (…) Entre março e abril de 2013, Antônio Peralta realizou uma convocação extraordinária para que todos os funcionários da secretaria trabalhassem em regime de plantão aos sábados (…) Em um determinado dia da primeira quinzena de abril de 2013, ao adentrar a secretaria do clube, deparou-se com o ex-presidente, Eurico Miranda, sentado em uma das cadeiras, manuseando inúmeras propostas de adesão preenchidas, bem como elevada quantia em dinheiro que se encontrava sobre as mesas (…) Apesar de o declarante perguntar acerca das propostas e do dinheiro, funcionários da secretaria se recusaram a fornecer resposta (…)”
QUEM SÃO OS CITADOS NO DEPOIMENTO
Antônio Peralta – 1º vice-presidente geral e vice-presidente de comunicação do clube.
Jayme Lisboa – Vice-presidente de finanças.
Marcus Vinicius – Ex-diretor de comunicação do clube.
Ronaldo Mattheus – Diretor de comunicação do clube.
Eurico Miranda – Presidente do Conselho de Beneméritos e candidato na eleição .
Sergio Murilo – Funcionário da secretaria do clube.
Marília – Funcionária da secretaria do clube.
Janete – Funcionária da secretaria do clube.
Paula – Funcionária da secretaria do clube.
Estevão – Funcionário da secretaria do clube que fazia plantões aos sábados.
Vinicius Izzo e Elvin Rocha – Responsáveis pela empresa do software do programa de sócios do Cruz-Maltino.
Fonte: LANCENET!