Ex-ginasta do Vasco se transforma numa das promessas do Brasil no levantamento de peso

A levantadora de peso Emily Rosa, de apenas 16 anos, é uma forte candidata para a levar o nome de Nova Iguaçu, onde mora, a um lugar no pódio na Olimpíada de 2016, no Rio. Ela já está de malas prontas para seguir viagem até Nanquim, na China, onde disputará, de 16 a 21 de agosto, a segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, na categoria sub-17. 
 
Emily — que tem 1,48m e 46 quilos — é a única brasileira classificada para Nanquin em sua categoria. Para isso, venceu há dois meses, em Lima, no Peru, foi campeã sul-americana e vice pan-americana. Ela competiu no arranco e também no arremesso, erguendo 82 quilos e 78 quilos, respectivamente. 
 
“Emily é muito disciplinada para qualquer coisa que faça. Tem a força física muito boa para seu peso corporal e qualidades ideais para brilhar na sua modalidade”, elogia o tenente Carlos Aveiro, orientador no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Pereira Nunes (Cefan), onde a atleta treina sete horas diárias, há três anos. 
 
Atualmente, Emily — que passará a contar com o apoio da Prefeitura de Nova Iguaçu — está entre as cinco melhores levantadoras de peso do mundo, na modalidade sub-17, categoria até 48 quilos. É ainda recordista brasileira e, mesmo com apenas de 16 anos, se destaca ainda entre as dez melhores do Brasil, também no adulto. 
 
É a segunda melhor do país na categoria juvenil, até 20 anos. “Emily ainda vai nos proporcionar muitas alegrias. É só esperar”, afirmou o prefeito Nelson Bornier, que recebeu a atleta esta semana em seu gabinete.
 
Passagem por Vasco e Flamengo 
 
Emily conta que começou praticando ginástica olímpica no Sesc de Nova Iguaçu. Depois, passou por Flamengo e Vasco. “O esporte é a minha vida. Esta grande oportunidade de ir à China é também a conquista de um sonho.Sempre soube que tinha potencial para disputar um torneio internacional desta natureza. E, se Deus quiser, também estarei na Olimpíada de 2016, no Rio”, planeja.
 
Atleta, que se exercita durante sete horas por dia, está entre as cinco melhores levantadoras de peso do mundo
 
 
Fonte: O Dia
Notícia anteriorFalecimento de Jair Rosa Pinto, do Expresso da Vitória, completa 9 anos
Próxima NotíciaCasaca publica nota sobre o adiamento das eleições do Vasco