Juiz aguarda resultado de vistoria para liberar Albertão; decisão sai na sexta

Estádio Albertão ainda em obras (Foto: Josiel Martins )
 
O juiz auxiliar da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, Rodrigo Alaggio Ribeiro, informou na tarde desta quinta-feira que aguarda o laudo de vistoria realizado pela equipe técnica do Ministério Público Estadual para autorizar a liberação do Estádio Albertão, em Teresina, Piauí. O local é cotado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como solução emergencial para a partida entre Vasco x Sampaio Corrêa, válida pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, além de ser a preferência da Federação Piauiense de Futebol (FFP) para as finais do campeonato estadual, entre River-PI x Piauí, neste domingo. A praça esportiva está interditada devido a uma liminar na justiça que proíbe a realização de eventos. Apenas na manhã desta sexta-feira, o juiz irá se pronunciar.

Um pedido da Fundespi – fundação que administra o Albertão – foi protocolado na manhã desta quinta com o laudo, com validade de seis meses, do Corpo de Bombeiros autorizando o uso do estádio para até 26 mil pessoas. Contudo, a promotora Maria das Graças Monte solicitou ao juiz que aguardasse o resultado da inspeção feita no estádio pela equipe técnica do Ministério Público, que afirma a falta de segurança do local para sediar jogos. 

– Por conta desta solicitação da promotora que entrou com a ação só poderemos dar uma decisão na manhã de quinta-feira. O laudo do Ministério Público não chegou até o fim do expediente judiciário. Há um pedido para revogação da liminar com o laudo do Corpo de Bombeiros com restrições e vamos aguardar o laudo do Ministério Público. Não podemos antecipar a decisão – explicou o juiz Rodrigo Alaggio Ribeiro.

Em 2013, o Ministério Público entrou com ação civil pública que resultou na suspensão das atividades do estádio devido à ausência de estruturas que garantam a segurança em caso de incêndio ou pânico. A multa estabelecida em caso de descumprimento da liminar judicial é de R$ 5 mil por dia.   

 

– A liminar até hoje não foi cassada, e o Ministério Público está tomando providências com relação à vistoria no Estádio Albertão para levar ao poder judiciário – explicou a promotora Maria das Graças Monte

Para a Fundespi, as obras solicitadas pelo Ministério Público foram realizadas. Entre elas, a compra de extintores, lâmpadas e sinalizações de emergência, além da construção de rampas de evacuação em casos de pânico.

– A Fundespi já executou o solicitado pelo Ministério Público e temos um laudo autorizando 26 mil espectadores no estádio após uma nova vistoria. Temos totais condições de receber público – comentou Marlus Santos, diretor técnico do órgão estadual.

Apesar do impasse, a Federação de Futebol do Piauí já confirmou o uso do estádio para a decisão do Campeonato Piauiense e aguardar a decisão judicial. O último jogo sediado no Albertão foi em abril de 2013. Naquela ocasião, Flamengo-PI e Santos empataram em 2 a 2 na estreia da Copa do Brasil.

Fonte: GloboEsporte.com

Notícia anteriorDiego Renan fala sobre disputa sadia no elenco e elogia o volante Fabrício
Próxima NotíciaVasco jogará contra o Sampaio Corrêa em Teresina, no Piauí